Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal em direção à consolidação da internacionalização

publicado: 25/04/2023 12h15, última modificação: 25/04/2023 12h19
Em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB a UFVJM recebe alunos do Irã, República Dominicana, Haiti e Moçambique

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da UFVJM é hoje a principal referência em estudos de Produção Vegetal na região de influência da instituição.

Ao final de 2022, por meio da parceria da UFVJM com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, o PPGPV, em edital inédito, ofereceu oito vagas, sendo três para doutorado e cinco para mestrado. Vinte e cinco candidatos optaram pelo programa, oriundos de diversos países. Ao mesmo tempo, quatro vagas para pós-doutoramento foram abertas junto à chamada FAPEMIG/CNPq 2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, resultando na aprovação de bolsas e custeio para pesquisadores, sendo três doutoras do Brasil e uma do Irã. Com esse novo quadro, o PPGPV inicia suas atividades em 2023 com 101 discentes e seispós-doutorandos, oriundos de oito países além do Brasil.

Em atividade com o programa de pós-graduação Stricto Sensu, o PPGPV iniciou o Mestrado em 2006 e o de Doutorado em 2015, saindo do conceito 3, em 2014, na avaliação da CAPES para o conceito 5, em 2017,  fator que permitiu o planejamento para a internacionalização.

Entre as ações realizadas figuram a expansão planejada do corpo docente, a nucleação das ações de pesquisa entre as demais instituições de ensino e pesquisa num raio de mais de 400 km e a divulgação científica de qualidade que possibilitaram a abertura das vagas ao público estrangeiro.

Sobre o processo de internacionalização do PPGPV:

Tendo como principal característica a formação discente qualificada, pelo privilégio de possuir dois laboratórios naturais(Campus JK sobre a Reserva da Biosfera do Espinhaço e Campus Unaí, localizado no principal polo de agricultura tecnificado do Brasil), o PPGPV atrai cada vez mais a atenção do Brasil e do mundo.

Em uma vertente, oferece possibilidade de pesquisas em uma região que, entre outros atrativos, soma o maior ecossistema de turfeiras tropicais de montanha do mundo e um Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial, reconhecido pela Organização das Nações Unidas pela presença de povos tradicionais em harmonia com a natureza. Em outra vertente, o PPGPV atua diretamente na região considerada polo nacional no uso de grandes sistemas de irrigação e de monitoramento remoto, e liderança na produção de grãos como feijão e milho e, mais recentemente, se destacando na produção de bioenergia.

As parcerias internacionais incluem 12 países e mais de 50 co-autores estrangeiros (membros de projetos e artigos). Nos últimos cinco anos, 12 discentes foram enviados para missões de estudo no exterior, em praticamente todos os continentes.

Sobre a produção científica, o PPGPV apostou nas pesquisas em Inovação tecnológica e mudanças climáticas, atraindo parceiros na Australia, Estados Unidos, Canadá, vários países da Africa e da Europa. Somente nos anos de 2021 e 2022 foram publicados 150 artigos com fator de impacto (JCR) superior a 1.6, classificados no extrato A do novo Qualis CAPES. Paralelamente, todas as pesquisas são divulgadas em vídeos e reportagens no site institucional, bem como nas mídias vinculadas aos 21 grupos de pesquisa dos docentes.

Assim, o PPGPV da UFVJM caminha para um novo patamar, considerando fortemente a internacionalização sem esquecer do seu importante papel na nucleação de ações regionais.

Conheça algumas ações de internacionalização do PPGPV em 2023:

Ingresso de novos estudantes de doutorado:

• Bento Gil Uane (Moçambique), orientado pelo professor Enilson de Barros
  • Inocencio Oliveira Mulaveia (Moçambique), orientado pelo professor Lucas Santos
  • RomyTasmania Maria Amparo Grullon (Republica Dominicana), orientada pelo professor Paulo Grazziott

Ingresso de novos estudantes de mestrado:

• Ana AltagraciaValenzuela (Republica Dominicana), orientada pelo professor Fernando Eugênio
  • Jean Kerley-Vivaldi (Haiti), orientado por comissão (professores Alexandre Christófaro, Fabricio Terra e Ingrid Horák)
  • Manoucheca Jean (Haiti), orientada pelo professor Ricardo Siqueira
  • MartheIslande Jean-Louis (Haiti), aprovada para início em Agostode 2023, sob orientação da professora Danubia Nobre
  • Frantz Fils-Aime(Haiti), aprovado para início em Agosto de 2023, sob orientação do professor Marcus Alvarenga

Aprovação de projetos de pós-dutoramento (Chamada 17/2022 FAPEMIG/CNPq PROGRAMA DE APOIO À FIXAÇÃO DE JOVENS DOUTORES NO BRASIL):

• Lauana Lopes dos Santos (Brasil), supervisionada pelo professor Enilson de Barros Silva
  • Natália de Souza Ribas (Brasil), supervisionada pelo professor Ricardo Siqueira da Silva.
  • SeyedehparvinHejazirad(Irã), supervisionada pelo professor José Barbosa dos Santos.

Demais pesquisadores em pós-doutoramento no PPGPV com projetos renovados em 2023:

• Caroline SalezziBonfa, supervisionada pelo professor Lucas da Costa Santos
  • Ronnie Von dos Santos Veloso, supervisionado pelo professor José Barbosa dos Santos
  • Tatiana Nunes Amaral, supervisionada pelo professor Paulo Cesar Resende Andrade

Recepção dos novos discentes e pós-doutorandos 2023 no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV), com a participação dos docentes e dos servidores da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e servidoras da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFVJM.