Notícias
Professor da UFVJM apresenta Painéis da Biodiversidade do Cerrado para a comunidade externa
O professor Carlos Victor Mendonça, do departamento de Ciências Biológicas da UFVJM, Campus JK, apresentou no dia 18 de novembro, no Mercado Velho, para a comunidade externa à Universidade, painéis sobre o ambiente e as espécies do Cerrado, seus polinizadores e dispersores de sementes, usos pelas comunidades e ameaças de extinção.
Foram apresentadas imagens das plantas, estampas à nanquim da Flora Brasiliensis de Martius e de exsicatas das espécies, depositadas em Herbários.
Segundo o professor, a ação é importante para que as pessoas possam “Conhecer a nossa biodiversidade é o primeiro passo para conservá-la e para propor medidas de restauração ambiental". O trabalho será brevemente publicado numa revista científica da área de Educação.
O professor destaca que “O projeto reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão, que permite um contato dos nossos alunos com a comunidade, propiciando uma troca de saberes e reforçando o aprendizado de uma forma dialógica. Permitiu realizar o ensino de Taxonomia Vegetal nos curso de Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas de uma forma lúdica e atrativa, aliada aos trabalhos de campo, com coleta, herborização e identificação de muitas das espécies do Cerrado, contribuindo para a formação dos profissionais nas diferentes áreas de atuação.
Contou com uma contribuição fundamental da Bióloga Juliana Mendes do Instituto Biotrópicos em toda a sua organização e seleção dos painéis.
O projeto reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão, que permite um contato dos nossos alunos com a comunidade, propiciando uma troca de saberes e reforçando o aprendizado de uma forma dialógica. Permitiu realizar o ensino de Taxonomia Vegetal nos curso de Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas de uma forma lúdica e atrativa, aliada aos trabalhos de campo, com coleta, herborização e identificação de muitas das espécies do Cerrado, contribuindo para a formação dos profissionais nas diferentes áreas de atuação.
Contou com uma contribuição fundamental da Bióloga Juliana Mendes do Instituto Biotrópicos em toda a sua organização e seleção dos painéis.