Equipe multidisciplinar prepara o maior evento da Universidade: Semana da Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SINTEGRA 2023

publicado: 09/11/2023 11h30, última modificação: 09/11/2023 12h31
O evento será realizado presencialmente, de 05 a 07 de dezembro, em Diamantina, no Campus JK e contará com participantes dos outros campi

O período de inscrição no evento será de 18/09/2023 a 26/11/2023.

Na sua 9ª edição, a Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (IX SINTEGRA) da UFVJM traz como tema central "Conectando Pessoas e Conhecimentos". Este evento representa um espaço destinado a conectar pessoas, saberes e conhecimentos, visando promover a translação do conhecimento teórico-prático e a reflexão sobre os desafios que confrontam a sociedade.

É importante destacar a relevância de pensar e repensar o papel da universidade no contexto atual. Isso se torna ainda mais urgente diante das necessidades e desafios relacionados à inclusão digital e à utilização de novas tecnologias para aproximar as atividades acadêmicas e buscar soluções para questões sociais em âmbito regional e nacional.

Nesse sentido, nossa intenção é criar espaços de discussão, como mesas redondas, abordando temas relacionados ao ensino, pesquisa/pós-graduação e extensão, integrando a universidade a setores privados, entidades de classe e prefeituras. O objetivo é gerar ideias e propostas concretas para a solução de problemas práticos, visando a produção de impactos positivos em diferentes áreas.

Refletir sobre o papel da universidade no contexto atual não se limita apenas à teoria, mas também se traduz em práticas integradoras e inovadoras que podem beneficiar toda a comunidade acadêmica e, consequentemente, a sociedade em geral.

Vale ressaltar que a IX SINTEGRA voltará ao formato presencial, embora um dos auditórios esteja sendo preparado para transmitir palestras e mesas redondas em tempo real via YouTube para a comunidade dos Campi fora de sede. O intuito é proporcionar apresentações de trabalhos científicos, educacionais, tecnológicos e de extensão, nas modalidades de painel e oral, realizados por estudantes de graduação e pós-graduação, bem como por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras instituições do Brasil. Além disso, haverá palestras temáticas, stands de divulgação e eventos culturais, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

Na edição da SINTEGRA em 2023 são incorporados os seguintes eventos:

· ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (IV ENID) - Evento que objetiva proporcionar um espaço que congregue os bolsistas dos Programas Residência Pedagógica e PIBID, os estagiários das licenciaturas e as escolas de Educação Básica, em uma perspectiva de formação inicial e continuada;

· INTERPET - Encontro que pretende reunir todos os projetos do Programa de Educação Tutorial (PET).

Acesse nosso Instagram @sintegra_ufvjm

Histórico das edições da SINTEGRA

• I Sintegra (15 a 18 de maio de 2012) - Construindo novos caminhos

• II Sintegra (05 a 08 de junho de 2013) - O Ensino, a Pesquisa e a Extensão: o exercício da indissociabilidade