Egressa do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da UFVJM é selecionada em chamada pública do Instituto Serrapilheira

publicado: 06/10/2023 11h36, última modificação: 06/10/2023 12h02

Egressa da UFVJM, a geógrafa Thamyres Sabrina Gonçalves, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da UFVJM, foi selecionada na chamada pública exclusiva para cientistas negros e indígenas do Instituto Serrapilheira e a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro)

A iniciativa, com foco em ecologia, tem como objetivo que mais pessoas de grupos sub-representados sejam formalmente integradas à academia como professores universitários e pesquisadores. O valor total de investimento é de até R$ 14,7 milhões.

Thamyres vai investigar como o achado de carvão em áreas de floresta que normalmente não pegam fogo pode ajudar a compreender a história evolutiva da Serra do Espinhaço, entre Minas Gerais e Bahia. A pesquisa pode oferecer indícios de uma presença humana anterior à esperada na região. Descendente de indígenas e quilombolas, Thamyres chegou a viver na rua na infância e passou por abrigos até ingressar na universidade por meio de ações afirmativas. Foi mãe durante o mestrado e, mesmo sem rede de apoio, decidiu continuar. Fez doutorado em agronomia – área do único professor que aceitou orientá-la com um bebê – pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Pela chamada Serrapilheira-Faperj, ela vai integrar o Laboratório de Arqueologia da Paisagem do Museu Nacional da UFRJ para trabalhar junto à antropologia na reconstituição da história da região.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal iniciou em 2006 na área de Ciências Agrárias a nível de mestrado acadêmico e doutorado iniciou em 2015 com área de concentração em Produção Vegetal objetivando proporcionar a oportunidade de formação qualificada de estudantes e profissionais interessados em desenvolver trabalhos interdisciplinares e em equipe, desenvolver a habilidade para a comunicação em texto e oral, adquirir independência intelectual e experiência com a literatura específica e o método científico. O Programa, recomendado pela CAPES, oferece disciplinas obrigatórias e de área de concentração que aprofundam os conhecimentos sobre áreas específicas.

Leia a matéria completa clicando AQUI.