Notícias

Dissertação de egresso da UFVJM, João Inácio Gomes Vieira foi premiada pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)

publicado: 29/11/2023 15h46, última modificação: 29/11/2023 16h47
O egresso foi agraciado com o prêmio "Nicolau Athanassof" de melhor Dissertação de Mestrado do ano de 2022

O PPGZOO tem o prazer em comunicar que a dissertação de nosso egresso João Inácio Gomes Vieira foi premiada pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) com o prêmio "Nicolau Athanassof" de melhor Dissertação de Mestrado do ano de 2022.

A Dissertação intitulada “IDENTIFICAÇÃO E ANOTAÇÃO FUNCIONAL DE VARIANTES ASSOCIADAS A GENES CANDIDATOS PARA PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS EM BOVINOS”  é fruto de um trabalho desenvolvido durante os dois anos de Mestrado sob orientação do Professor Lucas Lima Verardo e co-orientação dos Professores/Pesquisadores Ana Fabrícia Braga Magalhães (PPGZOO/UFVJM) e Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva (Embrapa Gado de Leite) e envolve o estudo da integração de dados das diversas ômicas (genômica, proteômica e transcriptômica) via redes gênicas, de processos biológicos e fatores de transcrição.

O estudo apresentado, além de ter uma importância prática para a cadeia produtiva da carne e do leite, identificando regiões genômicas associadas ao perfil de ácidos graxos em bovinos, está na vanguarda do melhoramento genético animal, usando bancos de dados genômicos para melhor anotação de genes/proteínas relacionados a características de importância econômica via redes gênicas aliadas a dados de sequenciamento.

Tal estudo só foi possível graças a parceria com a Embrapa Gado de Leite a mais de 5 anos por meio de trabalhos e projetos de pesquisa financiados em conjunto com os pesquisadores Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva, Marco Antônio Machado, João Claudio do Carmo Panetto e Marta Fonseca Martins. Graças a esta parceria, tivemos acesso aos dados de sequenciamento com alta qualidade de duas raças localmente adaptadas (Caracu e Pantaneiro). Assim, a partir de um compilado de estudos de ômicas, conseguimos neste estudo ter uma visão holística dos possíveis mecanismos genéticos relacionados ao perfil de ácidos graxos em bovinos.

 

Acesse AQUI 

 

Conheça o Programa de Pós-graduação em Zootecnia - PPGZOO : http://ufvjm.edu.br/cursos/zootecnia/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=14