DIRPE informa sobre abertura do Programa de Recuperação e Expansão da Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica em Universidades e ICTs - Pró-Infra/FNDCT

publicado: 10/11/2023 12h16, última modificação: 10/11/2023 15h24
O Pró-Infra busca recuperar e expandir a infraestrutura de pesquisa no Brasil, priorizando a constante atualização e o uso significativo de equipamentos e insumos nacionais

A Diretoria de Pesquisa comunica a abertura do Programa de Recuperação e Expansão da Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica em Universidades e ICTs - Pró-Infra/FNDCT, com mediação do CNPq. Até 2026, o Pró-Infra busca recuperar e expandir a infraestrutura de pesquisa no Brasil, priorizando a constante atualização e o uso significativo de equipamentos e insumos nacionais. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico em áreas estratégicas, reduzindo as assimetrias regionais no Sistema Nacional de CT&I (SNCTI).

Como parte do SNCTI, o CNPq convida pesquisadores a solicitar recursos para reparo emergencial de equipamentos utilizados em projetos de pesquisa vigentes, aprovados nas Chamadas Universal n° 18/2021 e/ou INCT nº 16/2014. Este é um momento propício para reparos essenciais em equipamentos importantes para a pesquisa da UFVJM, que, devido à falta de recursos, deixaram de receber manutenções corretivas.

Se houver interesse em recuperar um equipamento em uso na execução de um projeto vigente na UFVJM, é necessário enviar uma solicitação de suplementação externa do projeto ao CNPq, por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC). Os pesquisadores devem informar o valor necessário para o reparo no campo destinado à rubrica CUSTEIO, respeitando o limite inicialmente concedido no projeto, na rubrica capital. É importante ressaltar que o valor solicitado destina-se exclusivamente à manutenção, não à compra de novos equipamentos.

Além disso, a justificativa para a solicitação deve demonstrar a relevância da manutenção do equipamento para a condução adequada do projeto. Não é necessário preencher outros campos do formulário, caso estejam disponíveis, pois serão desconsiderados. O CNPq analisará os pedidos e poderá atendê-los se forem considerados meritórios, dependendo da disponibilidade orçamentária e financeira, uma vez que o CNPq depende da descentralização dos recursos do FNDCT para efetivar as suplementações solicitadas.

O prazo para o envio da solicitação de suplementação externa é até 20/11/2023 às 23h59, exclusivamente pela PICC. O CNPq não aceitará solicitações por outros meios ou fora do prazo estipulado. Em caso de dúvidas, os interessados devem encaminhar um e-mail para atendimento@cnpq.br, informando o número do processo vigente para o qual a suplementação está sendo solicitada.