Notícias

Diretor de Pesquisa , professor Marcus Alvarenga representa a PRPPG durante o III Workshop do PPGBiocomb

publicado: 22/09/2023 00h00, última modificação: 22/09/2023 15h06
Foram discutidas inovações e trocas de experiência do programa bi-institucional UFVJM/UFU

 

 

 

Foto: Marcela Nery - Agronomia. 

 

Na última quinta-feira, dia 21 de setembro, o Diretor de Pesquisa da PRPPG, professor Marcus Alvarenga Soares representou a pró-reitoria durante o 3º Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis (PPGBiocomb) na UFVJM.

O programa é bi-institucional, constituído por associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a Universidade Federal de Uberlândia

O diretor de pesquisa participou da mesa de abertura, que contou com a participação do diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, professor Paulo Cesar Andrade, da professora Lílian de Araújo Pantoja, da professora Vivian Machado Benassi e do professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Dr. Daniel Pasquini, coordenador geral do programa.

O evento é itinerante e acontece uma vez em cada uma das universidades participantes. Nessa edição foram discutidas inovações na área de biocombustíveis, além da troca de experiências entre as entidades envolvidas.

Um dos palestrantes durante o workshop é egresso do curso de Engenharia Mecânica da UFVJM, e representou a empresa APERAM Bioenergia, uma das principais produtoras de carvão vegetal do Brasil.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, com cursos de mestrado e doutorado Stricto Sensu, é um programa bi-institucional constituído por associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a Universidade Federal de Uberlândia. O Programa foi recomendado com conceito 4 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em sua 134ª reunião, em março de 2012.

O modelo adotado inspira ações integradas e usa a competência instalada na UFVJM e UFU. A característica mais destacável é sua natureza abrangente, no ambiente de conexão de idéias, que cobre todas as cadeias produtivas interfaceadas com o tema biocombustíveis. A sustentação da estratégia ampla de trabalho desta proposta está fundamentada no entrelaçamento entre: (i) sistema de produção agrícola-florestal, fonte da biomassa precursora para biocombustíveis, materiais e produtos químicos; (ii) processos industriais; (iii) características e qualidade dos biocombustíveis, uso e mercado correspondente; (iv) aproveitamento de co-produtos agroindustriais e (v) efeitos no ambiente natural. Os segmentos não são dissociados, subdividido do todo; são interconectados, nas suas partes unitárias, formadoras.

 

O corpo docente conta com pesquisadores especialistas cujas áreas individuais de trabalho estão, por princípio, integradas, no objetivo central do programa. A Programa contempla, pois, toda a cadeia de produção de biocombustíveis, constrói a conexão pretendida e dá solidez de conjunto a um problema que tem características bem peculiares de rede de trabalho. A unidade institucional é centrada no objetivo maior de formar especialistas, gerar conhecimentos e inovação tecnológica, para toda a malha da produção industrial de fontes não convencionais de energia, especificamente derivadas de biomassa verde.