Conheça os vencedores do Prêmio CAPES de Tese de 2023

publicado: 01/09/2023 10h28, última modificação: 01/09/2023 10h30
A CAPES divulgou, nesta quinta-feira, 31, a relação dos vencedores do Prêmio CAPES de Tese de 2023, considerado o Oscar da ciência brasileira. A lista, publicada no Diário Oficial da União, traz o nome, o título da tese, as instituições e os orientadores dos 49 ganhadores, um por área de avaliação

A lista publicada no Diário Oficial da União aponta os 49 ganhadores, as 97 menções honrosas e a premiada do Dimensions Sciences

A CAPES divulgou, nesta quinta-feira, 31, a relação dos vencedores do Prêmio CAPES de Tese de 2023, considerado o Oscar da ciência brasileira. A lista, publicada no Diário Oficial da União, traz o nome, o título da tese, as instituições e os orientadores dos 49 ganhadores, um por área de avaliação.

Também foram anunciados os nomes dos 97 doutores que receberão menções honrosas da premiação pelas teses defendidas. Da parceria entre CAPES e Dimensions Sciences, a vencedora é Juliane Corrêa Glória, do programa de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Este ano, concorreram 1.469 teses, o maior número em 19 edições já realizadas. São reconhecidos os melhores trabalhos de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. Dentre os 49 premiados, três irão receber o Grande Prêmio CAPES de Tese, um de Humanidades, outro de Ciências da Vida e um de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A solenidade de entrega ocorre em dezembro.

Premiação
Os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos coorientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.

O vencedor do Grande Prêmio ganha uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação que também será entregue aos coorientadores e ao Programa.

Instituições parceiras oferecerão prêmios adicionais. A Fundação Carlos Chagas dará R$25 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e Ensino, além de quatro menções honrosas no valor de R$10 mil, duas em cada uma dessas áreas. Do mesmo modo, a Dimensions Sciences oferece US$2 mil uma autora na área de Biotecnologia cujo trabalho tenha relação com inovação e empreendedorismo. Já o Instituto Serrapilheira concederá dois prêmios de R$20 mil, um para o trabalho vencedor do Grande Prêmio do Colégio de Ciências da Vida e outro para o de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)