Alunos dos programas de Iniciação Científica apresentam seus trabalhos na tenda da PRPPG durante Semana do Estudante UFVJM

publicado: 31/08/2023 16h49, última modificação: 31/08/2023 16h51
Semana do Estudante proporciona encontro de alunos com totos os setores da Universidade

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) esteve presente na Semana do Estudante, evento realizado por vários setores da Universidade para a recepção dos calouros.

Na tenda PRPPG, montada no pavilhão de aulas II, alunos dos programas de Iniciação Científica tiveram a oportunidade de apresentar as suas pesquisas e falar um pouco sobre o seu trabalho.

Victor Lacerda Gripp é aluno da faculdade de Farmácia e possui dois projetos em Iniciação Científica. Ele apresentou seus trabalhos no estande, achou a iniciativa importante e destacou a relevância da PRPPG dentro da Universidade.

Segundo ele, “para o estudante que se interessa por pesquisa é um órgão importante, pois é responsável na administração e na captação de recursos para os projetos de pesquisa da UFVJM”, destacou.

Para os novos ingressantes, a dica do veterano é a de “buscar aproveitar ao máximo as oportunidades que estar em uma Universidade pública proporciona, aderindo a projetos de pesquisa e extensão, por exemplo.”

Segundo ele, isso pode ser um diferencial na formação do estudante, além de ser uma oportunidade de receber uma bolsa de estudos.

Maria Celma Santiago participa do projeto que pesquisa as “possibilidades e desafios da produção cooperada de mel no vale do Jequitinhonha”, que faz parte de um projeto maior que pesquisa a Cadeia do valor do Mel, em um programa da área de ciências humanas, sociais e econômicas.

Para ela, o importante na Iniciação Científica é a pesquisa em si, além de poder fazer trabalho de campo e ter oportunidade de estudos e trocas. A dica que ela dá aos calouros é poder participar de projetos com os quais se identifiquem, que os permitam aprender coisas novas e interagir com outros grupos.

A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Ana Cristina Lacerda destacou que “a participação de alunos de iniciação científica na recepção de  calouros de cursos de graduação da UFJVM é o primeiro passo para despertar o interesse dos calouros pela vivência a diferentes estudos e leituras que o ajudarão  a adquirir um olhar diferenciado sobre diversas questões que envolvem a pesquisa científica e tecnológica”.

A Semana do Estudante UFVJM começou com uma vasta programação no dia 28 de agosto e termina hoje, dia 31, com a aula inaugural da Faculdade Interdisciplinar de Ciências Humanas (FIH), cujo tema é “A Inteligência Artificial e a produção de conhecimento na Universidade”, com os professores Gládis Maria de Almeida (UFSCar) e MardocheèOgécime (PPGCC/UFOP).

A Iniciação Científica na UFVJM

Os Programas de Bolsas de Iniciação Cientifica e Tecnológica, voltados para discentes de graduação da UFVJM, e Iniciação Científica Júnior, voltados para alunos da Educação Básica, são para todas as áreas do conhecimento.  Estão subordinados e são administrados pela Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM.

São objetivos dos Programas:

-Contribuir para a formação de talentos humanos para a pesquisa e inovação;

-Possibilitar maior interação entre a educação básica, a graduação e a pós-graduação;

-Qualificar discentes para ingresso nos programas de pós-graduação;

-Instigar pesquisadores a engajarem discentes de graduação no processo investigativo, otimizando sua capacidade de orientação;

-Estimular o aumento da produção científica;

-Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre discentes da Educação Básica e graduação mediante envolvimento em projetos de pesquisa;

-Proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos;

-Estimular o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e crítico.

Mais informações:  sec.pesquisa@ufvjm.edu.br  e comissao.ict@ufvjm.edu.br

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ana Cristina Lacerda (de preto) com alunas da Iniciação Científica na tenda da PRPPG durante semana do Estudante. (Foto: arquivo particular)