Aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da UFVJM é aprovado no 31º Bolsas de Verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas

publicado: 14/11/2023 12h13, última modificação: 14/11/2023 17h24
A bolsa é para pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM, maior centro de pesquisa em materiais do país

Natural de Gouveia, cidade vizinha a Diamantina, o aluno Wanderson de Jesus Moura Mendes foi aprovado no 31º Programa Bolsas de Verão do  CNPEM.

Atualmente Wanderson cursa o último período do ciclo básico de ciência e tecnologia. Na próxima etapa ele irá cursar Engenharia de Alimentos na UFVJM.

Aluno dedicado, Wanderson estuda sob orientação da professora Vívian Benassi, coordenadora do Laboratório de Micologia, Enzimologia e Desenvolvimento de Produtos - LMEDP/UFVJM, onde o aluno tamém atua. Ele explica que por cinco meses foi monitor bolsista, além de participar também do programa de bolsas do CNPq.

Wanderson irá passar as férias de verão, de 05 de Janeiro a 1º de Março no  Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), maior centro de pesquisa de materiais do país. " Minha expectativa é ter contato de forma mais " científica", fora do meio acadêmico, de aprender e trazer o meu conhecimento. Conhecimento só é útil se for repassado adiante, ressalta, além dos benefícios que essa oportunidade trará para o meu currículo".

A pesquisa do aluno gira em torno dos recursos biorrenováveis. " O desenvolvimento de novas tecnologias de base biológica é a chave para alcançar um futuro sustentável. Considerando que os biorrenováveis podem ser produzidos utilizando uma grande variedade de matérias-primas com múltiplas combinações de caminhos de conversão industrial, é importante compreender seus impactos antes de escalonar novas tecnologias em biorrefinarias.

O LNBR emprega uma plataforma de Biorrefinaria Virtual para avaliar as tecnologias envolvidas na produção de biorrenováveis. Esta plataforma combina modelos matemáticos e ferramentas de simulação para avaliações feitas sob medida, que consideram toda a cadeia de produção e integram um modelo de produção agrícola a uma configuração industrial específica. A plataforma se baseia no conceito de Process Design para avaliar uma nova tecnologia, cujos indicadores são dados pela Análise Tecnoeconômica (AT) e pela Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Também apoia ciclos contínuos de desenvolvimento tecnológico e auxiliando os processos de tomada de decisão na escala da biorrefinaria”. ( Fonte: https://www.novacana.com/noticias/laboratorio-nacional-biorrenovaveis-coquetel-enzimatico-producao-e2g-170620)

O CNPEM

O CNPEM se destaca no cenário nacional por ser um centro de referência aberto, multiusuário e multidisciplinar, com ações direcionadas para diferentes atores do Sistema Nacional de CT&I.

Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais sofisticadas e abertas à comunidade científica, projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, parcerias com o setor produtivo e atividades de formação e capacitação de jovens pesquisadores.

O CNPEM opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – o Sirius. Mais recentemente, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola Superior de Ciência – curso de graduação inovador e interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Apoio à geração de inovação

Promove a inovação no País por meio de parcerias em PD&I, apoiando empresas no desenvolvimento de projetos, no escalonamento e transferência de tecnologias e know-how e atendimento a demandas de empresas de alta complexidade tecnológica oriundas de diferentes setores produtivos.

Acesse: https://cnpem.br/

Laboratório: @lmedp@ufvjm