Aluno da UFVJM do programa GCUB de internacionalização participa de publicação científica

publicado: 16/06/2023 09h02, última modificação: 16/06/2023 09h09

Discente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), Moises Pedro, participa diretamente da publicação do artigo intitulado: “EnvironmentallyFriendly New CatalystUsingWasteAlkalineSolutionfromAluminumProduction for theSynthesisofBiodiesel in AqueousMedium” na revista Bioengeneering.

Segundo palavras do discente Moises Pedro, “Como aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, o artigo em que faço parte como coautor, é de extrema importância, quer na minha vida pessoal, quer na vida profissional, por envolver a produção de Biocombustíveis, que no meu entender, surge como uma área promissora e de grande importância para à sociedade. É com grande anseio que gostaria de levar o aprendizado para o meu país e produzir biocombustíveis em escala industrial”.

O emprego da lama vermelha na produção de biocombustível

A lama vermelha é um resíduo poluente, de coloração vermelha, produzido pelo processamento de bauxita na produção de alumínio. O grupo de pesquisa coordenado pelo Professor Sandro Luiz Barbosa (Departamento de Farmácia), descreve neste artigo a descoberta de um novo catalisador ambientalmente correto obtido a partir do processo de produção de Alumínio pela empresa Alcoa localizada na cidade de Juruti (PA). O catalisador se caracteriza por ser uma solução extremamente básica e por ser obtido da solução alcalina que envolve a “lama vermelha” (Redmud em inglês), resíduo da produção de Alumínioa partir da Bauxita, através do emprego do processo Bayer.

Está solução alcalina foi empregada pelo nosso grupo de pesquisa com sucesso como catalisador em meio aquoso em reações de transesterificação de triglicerídeos (principal constituintes dos óleos vegetais) oriundos de óleos usados em frituras, obtidos a partir de doações por alguns restaurantes de Diamantina/MG, na produção de Biodiesel. Um dos objetivosdo trabalho, foi de apresentar uma utilização para esse “lixo industrial” que é a lama vermelha (redmud), sendo que chegamos a uma solução inovadora e uma nova destinação para o emprego industrial desse resíduo. Os resultados descritos neste trabalho vêm trazer uma nova alternativa, muito menos dispendiosa do que as já conhecidas rotas de produção de biodiesel, para produção deste biocombustível, sendo também um processoque poderá reduzir o impacto ambiental provocado pelas lagoas de lama vermelha(redmud) existente em todo o território nacional.Mais uma vez a UFVJM através de grupos de pesquisa oriundo de seus laboratórios de pesquisa, traz alternativas viáveis para a cadeia produtiva de biocombustíveis.

Este trabalho traz como autores, além do discente Moises Pedro oriundo do GCUB da qual o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação faz parte, o discente do PPGCIFAR Lucas Paconioe como parte do processo de internacionalização do Laboratório de produção de Biodiesel, Biograxas e Biolubrificantes, o Professor da Utah StateUniversity (USU) Prof. Foster A. Agblevor.