Notícias

Agricultores e especialistas se reúnem para trocar conhecimentos e experiências sobre o cultivo de algodão

publicado: 31/05/2023 16h15, última modificação: 31/05/2023 16h18
O dia de campo foi realizado na fazenda experimental de Acauã (CEAC) da Epamig. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar o campo de algodão, observar as diferentes cultivares e aprender sobre as melhores práticas de manejo

 

No dia 23 de maio de 2023, agricultores, pesquisadores, estudantes e especialistas do setor agrícola se reuniram em um dia de campo dedicado ao cultivo do algodoeiro. O evento, organizado pela UFVJM, EPAMIG, AMIPA E EMATER, com apoio da Souza e Cambos, ALGOMINAS, PROALMINAS, PROGRAMA MAI/DAI CNPq, FAPEMIG e CAPES teve como objetivo principal promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, bem como apresentar os resultados de pesquisa do projeto “Fatores determinantes na produção do algodoeiro nos Vales do Jequitinhonha", fruto de acordo de parceria entre a UFVJM, a EPAMIG e a Souza e Combos Confecções Ltda, com interveniência da Funarbe.

Durante o evento, os especialistas compartilharam informações valiosas sobre os segredos do sucesso no cultivo do algodoeiro. Foram abordados tópicos como preparação do solo, seleção de sementes, controle de pragas e doenças, irrigação adequada, colheita e armazenamento pós-colheita. Os agricultores presentes puderam fazer perguntas e receber orientações personalizadas para suas próprias realidades.

Esse espaço de networking foi valorizado pelos participantes, principalmente pelos estudantes, que destacaram a importância de trocar conhecimentos e aprender com os colegas de profissão.

No encerramento do dia de campo, os organizadores enfatizaram a importância de eventos como esse para o fortalecimento do setor algodoeiro. A disseminação de conhecimentos e a adoção de práticas inovadoras são fundamentais para impulsionar a produtividade e a sustentabilidade do cultivo do algodão.

Com o sucesso do evento, os organizadores planejam realizar mais dias de campo, abordando diferentes aspectos do cultivo do algodoeiro e atraindo um número ainda maior de participantes interessados em cultivar o algodão e ter mais uma opção de atividade para áreas do Vale do Jequitinhonha. O dia de campo dedicado ao algodoeiro se mostrou uma oportunidade.