Notícias

Pro-reitora da UFVJM conta os desafios e as conquistas das mulheres na ciência no Jornal da Rede Minas

publicado: 15/02/2024 10h21, última modificação: 19/02/2024 13h22
Na entrevista, Ana Cristina falou sobre sua trajetória acadêmica e profissional e os desafios que enfrentou como mulher na ciência


No dia 11 de fevereiro, foi comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, uma data que visa reconhecer o papel das mulheres na produção do conhecimento e incentivar a participação feminina nas áreas científicas. Para celebrar essa data, o Jornal da Rede Minas entrevistou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a professora doutora Ana Cristina Rodrigues Lacerda.

Na entrevista, Ana Cristina falou sobre sua trajetória acadêmica e profissional, os desafios que enfrentou como mulher na ciência e as conquistas que obteve ao longo de sua carreira. Ela também comentou sobre a importância da diversidade e da equidade de gênero na ciência.

Segundo Ana Cristina, a ciência é uma atividade humana que depende da criatividade, da colaboração e da pluralidade de ideias e perspectivas. Por isso, ela defende que as mulheres devem ter as mesmas oportunidades e condições que os homens para ingressar, permanecer e se destacar na ciência. Ela também ressalta que as mulheres têm contribuído de forma significativa para o avanço do conhecimento em diversas áreas, mas muitas vezes não recebem o devido reconhecimento e valorização.

 

Se você quiser ver a entrevista completa da Ana Cristina no Jornal da Rede Minas, você pode assistir ao vídeo no YouTube clicando aqui

 

 

 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents