UFVJM se destaca com publicação de pesquisa sobre o efeito da altitude em casos de COVID-19

publicado: 10/03/2021 12h23, última modificação: 10/03/2021 12h26
A pesquisa revela dados importantes referentes ao efeito da altitude sobre o coronavírus

UFVJM SE DESTACA COM PUBLICAÇÃO DE PESQUISA SOBRE O EFEITO DA ALTITUDE EM CASOS DE COVID-19

Os docentes das UFVJM: José Sebastião Cunha Fernandes, Ricardo Siqueira da Silva, Alexandre Christófaro Silva, Daniel Campos Villela, Vanessa Amaral Mendonça e Ana Cristina Rodrigues Lacerda publicaram na Revista Scientific Reports o artigo “Altitude conditions seem to determine the evolution of COVID19 in Brazil.

De acordo com uma das pesquisadoras, professora Ana Cristina Lacerda, “o estudo foi idealizado e desenvolvido exclusivamente por docentes pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e teve como objetivo avaliar os efeitos da altitude na incidência de COVID-19 em cidades brasileiras. Para isto, a equipe da UFVJM acompanhou e analisou ao longo do tempo dados de incidência e morte por COVID-19, bem como umidade relativa do ar em todas as 154 cidades do Brasil com população acima de 200 mil habitantes, localizados entre 5 e 1135 m de altitude

A pesquisa, toda realizada por professores doutores da UFVJM, ocorre, segundo a professora doutora Ana Cristina Rodrigues Lacerda, como produto de conhecimento integrado nas áreas da saúde, ciências fisiológicas, epidemiologia, demografia e geografia. O estudo contempla as áreas ciências da saúde, ciências biológicas de órgãos e sistemas e ciências sociais e humanas.

A pesquisa evidenciou fatos importantes, entre os quais: cidades brasileiras em altitudes mais elevadas apresentam menor incidência relativa de COVID-19; a maior umidade relativa do ar parece favorecer a disseminação da COVID-19; fatores climáticos prejudicam a disseminação da COVID-19 em cidades brasileiras situadas em maiores altitudes. Constatou-se, ainda, que as cidades mais altas podem ser mais favoráveis às pessoas em risco.

O trabalho foi idealizado entre março e julho de 2020 quando o patógeno coronavírus se espalhou vertiginosamente em todo o mundo, configurando uma pandemia. Foram realizadas coletas de dados epidemiológicos / demográficos (incidência e morte por COVID-19) e geográficos (altitude) e climáticos (umidade relativa do ar) entre 01 de março a 01 de julho de 2020.

A pesquisa não teve apoio financeiro direto. Entretanto, destaca-se a importância de instituições de fomento como CNPq, CAPES (Código Financeiro 001) e FAPEMIG, pelas bolsas de produtividade em pesquisa e outras fontes de financiamento concedidas aos pesquisadores.

O conteúdo da pesquisa pode ser acessado, na íntegra em : Altitude conditions seem to determine the evolution of COVID-19 in Brazil | Scientific Reports (nature.com)