Notícias

PRPPG parabeniza pesquisadores envolvidos em projetos selecionados pela FAPEMIG para submissão ao edital da CAPES

publicado: 18/06/2021 17h03, última modificação: 18/06/2021 17h09
Os projetos pré-selecionados são do eixo "Agroindústria do Semiárido" e reafirmam a qualidade dos pesquisadores da UFVJM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação vem parabenizar todos os pesquisadores envolvidos na elaboração dos dois projetos de pesquisa selecionados pela FAPEMIG para concorrer pelo financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior – CAPES por meio do Edital 04/21- Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao desenvolvimento da região semiárida Brasileira.

Os projetos selecionados são do eixo “Agroindústria do Semiárido” do edital com o tema prioritário “agroindústria de produtos oriundos da biodiversidade nativa do semiárido”. Um dos projetos selecionados propõe estudar a “Cadeia de valor do mel no Semiárido mineiro - análise ecológica, socioeconômica e organoléptica com vistas a exportação e ampliação do mercado de méis especiais” e foi elaborado pelos PPGs em Estudos Rurais, em Ciências Florestais e em Ciências Humanas. O outro projeto selecionado propõe a “Obtenção de ingredientes com potencialidades funcionais a partir de frutos do semiárido norte mineiro com aplicações tecnológicas em matrizes alimentícias” e foi elaborado pelo PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O Edital 04/21 da CAPES visa apoiar o desenvolvimento da região semiárida brasileira por meio do custeio pesquisas e do fomento de bolsas de estudos em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado através de projetos de Programas de Pós-Graduação voltados ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região semiárida brasileira. A escolha dos projetos dos PPGs da UFVJM pela FAPEMIG é uma demonstração dos esforços, da competência e da qualidade de nossos(as) pesquisadores(as).

 

.