Notícias
Projeto Conecta Vale oferece cursos práticos e plataforma de formação continuada para profissionais da saúde
Atuar no fortalecimento das competências de equipes multiprofissionais da região, com o objetivo de reduzir taxas de morbimortalidade, otimizar a transferência de pacientes e elevar a qualidade do atendimento hospitalar, por meio de estratégias integradas de educação continuada, tanto presenciais quanto on-line. Essa é a principal linha de atuação do Projeto Conecta Vale, fruto da parceria entre a Faculdade de Medicina (Famed) da UFVJM, em Diamantina (MG), a Irmandade Nossa Senhora da Saúde e o Ministério da Saúde. Iniciada em outubro de 2024, a iniciativa trabalha para promover a transformação significativa na assistência em urgência e emergência nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
De acordo com a Famed, um dos principais pilares do projeto é a formação continuada. “Por meio da plataforma Conecta Vale, profissionais de saúde têm acesso a conteúdos teóricos elaborados por especialistas, além de cursos gravados, materiais de apoio e teleconsultorias que oferecem suporte em tempo real à prática clínica. A plataforma também promove discussões de casos clínicos, funcionando como uma ponte entre o conhecimento acadêmico e os desafios cotidianos do atendimento em áreas de difícil acesso. Essa estrutura inovadora garante uma capacitação permanente, acessível e compatível com a rotina de profissionais que atuam em cenários de urgência e emergência”, detalha.
A Faculdade de Medicina destaca que nos primeiros cinco meses de execução o projeto já alcançou mais de 900 profissionais e estudantes da Famed inscritos na plataforma. “Também foram ofertados cursos práticos de alta relevância, como Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS), Ultrassonografia Focada à Beira do Leito (POCUS) e Fundamentos de Suporte Intensivo (FCCS). E a abrangência da ação estendeu-se à formação médica. Em apenas cinco chamadas, 25 estudantes do 11º e 12º períodos da Faculdade de Medicina da UFVJM participaram dos cursos práticos promovidos pelo projeto. Essa inserção precoce em atividades críticas da assistência permite a consolidação de habilidades clínicas essenciais e contribui para a formação de médicos mais bem preparados para enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde na região”, ressalta a Famed.
Registro de uma das capacitações práticas (ACLS) realizadas pelo projeto Conecta Vale com profissionais da saúde e estudantes de Medicina da Famed em Diamantina (MG) (Crédito: Arquivo do projeto Conecta Vale)
Para o diretor da Faculdade de Medicina, Danilo Bretas de Oliveira, “esse projeto traz um grande ganho para assistência médica em nossa região e também para o curso de Medicina da Famed, pois incorpora treinamentos certificados à formação dos discentes”. Já para o aluno da faculdade, Henrique César Lopes Neves, participar do projeto significa trabalhar pela melhoria da saúde da região. “É muito bom perceber a confiança que o Conecta Vale junto ao Sistema Único de Saúde depositam em nós, estudantes de Medicina da UFVJM. Ser contemplado por um projeto de educação continuada, com aulas remotas de diversos temas de urgência e emergência, e de cursos práticos, é ter a certeza de estar trabalhando por uma saúde do Vale do Jequitinhonha mais capacitada e integrada”.
O coordenador do projeto, o médico cardiologista Renan Santiago Faria, explica que o Conecta Vale nasceu do compromisso com os Vales. “Nosso objetivo é fortalecer a rede de urgência e emergência da região por meio da educação continuada, acessível e de qualidade. Cada curso ofertado, cada profissional capacitado, cada estudante envolvido reflete o esforço coletivo por uma saúde mais resolutiva e integrada. Estamos unindo conhecimento e prática para transformar, com responsabilidade e sensibilidade, a realidade do atendimento nos nossos Vales”.
Veja aqui vídeo sobre modos de funcionamento da Plataforma Conecta Vale: modalidades de ensino.
Acesse aqui a Plataforma Conecta Vale.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site do Conecta Vale ou perfil oficial no Instagram.
Por Diretoria de Comunicação Social