Notícias
Oportunidade
L@proce lança edital para projetos de pesquisa e extensão sobre artesanato e apicultura
O Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce) da UFVJM está selecionando bolsistas e estagiários para atuação nos projetos “Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar do Vale do Jequitinhonha: cadeia apícola e cadeia do artesanato”; “Cursinho Popular”; e “Desenvolvimento Sustentável no Município de Pavão-MG”. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 6 de junho, com envio de documentação por e-mail, conforme orienta os editais, que podem ser acessados aqui. Os pré-requisitos para participação, como cursos e áreas de atuação, também estão descritas nos editais.
Segundo o coordenador do L@proce, o professor do curso de Geografia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM, Cláudio Marinho, “os projetos visam oportunizar aos estudantes e servidores da UFVJM a realização de atividades de capacitação e de formação profissional fora da universidade e a convivência com a realidade do Vale do Jequitinhonha".
O professor explica que, na cadeia apícola, o L@proce atua desde 2020 em parceria com prefeituras municipais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), associações e cooperativas de apicultores. “O foco do projeto nessa edição é na produção de própolis verde em alguns municípios do Alto Jequitinhonha, com vasto pasto apícola de Baccharis Dracunculifolia, popularmente conhecida como alecrim do campo ou vassourinha. Enquanto o preço do quilo do mel está em torno de R$ 10 no atacado, o própolis verde chega a custar 450 reais o quilo”, detalha Marinho.
Já na cadeia do artesanato, o professor informa que “o L@proce atua desde 2023, quando na primeira edição do projeto fizemos o mapeamento da cadeia produtiva do artesanato, identificando seus principais atores: artesãs e artesãos, mestres e mestras, lideranças de grupos e associações, lojistas e fornecedores de insumos. Por meio do projeto ‘Crocheteiras do Vale’, criamos 15 grupos de mulheres crocheteiras em 15 municípios do Vale que receberam fios de doação da Codevasf e participaram de oficinas de criação com as mestras. Nesta segunda edição, o foco do projeto será a criação de uma plataforma de cadastro de artesãos e de vendas on-line, a oferta de oficinas de capacitação para elaboração de projetos e gestão de negócios, a continuidade do projeto ‘Crocheteiras do Vale’ e a parceria com a Codevasf para uma consultoria sobre design de produtos”.
Sobre o Cursinho Popular, Marinho destaca que, "há 4 anos, o L@proce iniciou o projeto no município de Turmalina, que já contribuiu para entrada de dezenas de estudantes de escolas públicas em universidades. Em Três Marias, iniciamos em 2024 e vamos replicar o projeto novamente. Já no município de Pavão, Vale do Mucuri, sob a coordenação do servidor Thiago Freire, o projeto de pesquisa com interface na extensão “Desenvolvimento Sustentável do Município de Pavão-MG: levantamento de demandas e formação de jovens na área de infraestruturas urbanas e rurais com acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil do Campus do Mucuri. Os projetos são financiados com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Rogério Correia e da deputada estadual Beatriz Cerqueira”.
Para saber mais sobre os projetos e seleção, basta acessar os editais no site do L@proce.
E, para acompanhar as ações do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais da UFVJM, veja o perfil oficial do L@proce no Instagram.