Ensino, Pesquisa e Extensão

Programa para estímulo ao empreendedorismo universitário inicia ações na UFVJM

publicado: 17/11/2022 17h58, última modificação: 17/11/2022 17h58
Mevajem é coordenado pelo CITec e recebe fomento do MCTI

Peça gráfica do Programa Mevajem

Com fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro de Inovação Tecnológica (CITec) da UFVJM está coordenando o Programa Mevajem - Movimento Empreendedor nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A parceria visa fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação nas regiões de abrangência e está sendo executado em rede com o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

“As instituições de ensino têm papel fundamental para o progresso dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões conhecidas por seus baixos índices de desenvolvimento. O programa será um despertar para a compreensão crítica da realidade da região por meio do movimento de empreendedorismo universitário”, ressalta Gustavo Molina, diretor do CITec e coordenador geral do Programa Mevajem.

Educação, projetos, conexões e capacitação empreendedora

O novo programa tem os seguintes objetivos:

• Incentivar o desenvolvimento da educação empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES), com foco no empreendedorismo e inovação para impacto tecnológico e/ou social para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri;
  • Estimular o desenvolvimento de projetos institucionais de ciência e tecnologia, com foco em processos de inovação de impacto tecnológico e/ou social, motivando a proatividade de alunos de graduação e/ou pós-graduação;
  • Ampliar as redes de conexões entre a academia e parceiros estratégicos, como o mercado e outros agentes de inovação, para maximizar ações em parceria e oportunizar as experiências empreendedoras aos discentes;
  • Promover a capacitação empreendedora de alunos, técnicos, professores, pesquisadores, profissionais e da comunidade.

Fomento

Para viabilizar projetos institucionais de ciência e tecnologia e ações de capacitação empreendedora da comunidade acadêmica e externa à UFVJM, o MCTI repassou o valor de R$ 150 mil à universidade.

Diamantech 2.0

Peça gráfica do Diamantech 2.0

Como primeira ação de capacitação empreendedora do Programa Mevajem, será realizado o Diamantech 2.0, em formato on-line, no dia 30 de novembro.

Acompanhe a nota completa sobre o evento na aba “Eventos Institucionais”.

Seleção de projetos

Outra oportunidade do novo programa é o Edital Mevajem nº 001/2022, que irá conceder bolsas a projetos institucionais com foco em empreendedorismo e inovação para impacto tecnológico e/ou social para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Servidores vinculados à UFVJM, IFNMG e Unimontes podem participar, submetendo propostas até o dia 5 de dezembro. Serão concedidas 27 bolsas divididas entre as cidades participantes (Diamantina, Janaúba e Teófilo Otoni).

A execução do projeto será de 1º/02/2023 a 31/01/2024 e composta por duas fases, conforme gráfico abaixo:

Peça gráfica - Fases de execução do projeto

Confira o edital e faça a inscrição até 5/12.

Acompanhe o andamento das ações no site do Programa Mevajem.

A ação tem registro (número 4312022) como atividade de pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM.

Por Diretoria de Comunicação Social