Curso Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na escola: promovendo ciência, colhendo saúde

publicado 18/08/2021 17h59, última modificação 19/08/2021 16h27
6 de setembro a 3 de dezembro de 2021
06/09/2021 até 03/12/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
iCal

Termina amanhã, dia 19 de agosto, o prazo para as inscrições dos interessados no curso “Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na escola: promovendo ciência, colhendo saúde”, realizado pela UFVJM numa parceria entre o Departamento de Nutrição e a Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead).

Fruto de uma construção coletiva da equipe do Programa de Educação: ambiente escolar como promotor da saúde e alimentação saudável, coordenado pelas professoras Luciana Neri Nobre e Nadja Maria Gomes Murta, do curso de Nutrição da UFVJM, o curso está organizado em unidades de autoaprendizagem e tem carga horária total de 45 horas. Será oferecido na modalidade remota, ou seja, 100% on-line, utilizando a plataforma Moodle Capacita da UFVJM.

Segundo a professora Luciana Neri, o Programa de Educação: ambiente escolar como promotor da saúde e alimentação saudável é uma ação de extensão com interface na pesquisa, que vem sendo desenvolvido em escolas públicas nos municípios que compõem a comarca de Diamantina desde 2018.

“Destaca-se que extensão universitária oportuniza experiências únicas de troca de saberes entre o meio acadêmico e a comunidade. E a proposta desse curso é auxiliar professores e supervisores da educação básica e nutricionistas a trabalharem o tema Educação Nutricional nas escolas públicas de forma ampliada, oportunizando uma reflexão sobre o ato de comer abrangendo seus aspectos social, cultural, político e promotor de saúde”, afirma a professora.

De acordo com os organizadores, o curso on-line de formação em EAN prevê qualificar professores e supervisores da educação básica e nutricionistas responsáveis tecnicamente pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a incorporação da temática Alimentação e Nutrição de maneira transversal na educação básica.

O curso é gratuito, haverá certificado para os inscritos e o período para realização do curso será de 6 de setembro a 3 de dezembro de 2021. Serão oferecidas 800 vagas e as inscrições podem ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico disponível aqui: encurtador.com.br/rzHWY.

A equipe envolvida na elaboração do curso são as docentes do Departamento de Nutrição: Ana Catarina Perez Dias, Luciana Neri Nobre e Nadja Maria Gomes Murta; a técnica de laboratório Ana Carolina Souza Silva; os discentes do curso de Nutrição Ana Thereza de Morais Santa, Emanuela Dias Thomaz Almeida de Oliveira, Hanna Gomes Barreiro, Larissa Silva e Sabrina Carolina da Cruz Vieira; a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da UFVJM Herena Reis Barcelos; a egressa de programa de pós-graduação da UFVJM Yazareni José Mercadante Urquía; os profissionais da Secretaria Municipal de Educação Cínthia Alessandra F. Rocha, Hemerson Peterson de Lima e Lucilene Lourenço; a profissional da Educação da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina Márcia de Souza Milagres; a docente Lucinéia de Pinho e a mestranda Mariana Mendes Pereira, da Unimontes, além de representantes da Proexc e da Dead da UFVJM.

* A atualização do evento em 19/8 é recorrente a correção da data de início do desenvolvimento do projeto.