Notícias
Projeto do Campus Unaí ganha prêmio por Inovação Tecnológica voltada ao Meio Ambiente
(Foto: Prefeitura Municipal de Unaí)
O projeto de aproveitamento do isopor, que é articulado e desenvolvido pelo Campus Unaí da UFVJM, em parceria com a Prefeitura de Unaí e a Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj), foi premiado na 4ª edição do Prêmio de Boas Práticas Ambientais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema). O projeto conquistou o 3º lugar na categoria Melhor Prática ou Projeto de Inovação Tecnológica voltado ao Meio Ambiente. A premiação foi feita na última terça-feira (26/1), por meio de evento on-line, que pode ser acessado aqui.
Sob a coordenação da professora Hellen Pinto Ferreira Deckers, alunos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, do Campus Unaí, têm trabalhado na fabricação de bloquetes com utilização de isopor em substituição a areia. O trabalho faz parte do projeto de extensão Reutilização do Poliestireno Expandido (EPS) com Agregado no Composto de Concreto Leve para Fabricação de Bloquetes.
(Foto: Prefeitura Municipal de Unaí)
De acordo com a professora Hellen, a ideia do projeto surgiu a partir do problema enfrentado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semamd), de Unaí, com o descarte diário de cerca de 4 mil marmitas de isopor utilizadas para a alimentação dos reeducandos do presídio. “Era preciso buscar uma solução para a reutilização dessa grande quantidade de isopor e conseguimos chegar a esse importante projeto de cunho social e ambiental”, afirma Hellen.
E a coordenadora explica como a parceria funciona: “A matéria-prima (isopor triturado) é fornecida pela Semamd e a mão-de-obra é dos reeducandos e de alunos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental.”
Saiba mais sobre o projeto aqui.
(Foto: Prefeitura Municipal de Unaí)
O Prêmio
O 4º Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Tecnologias Sociais e Sustentáveis” é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que visa reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas ou projetos associados a inovações tecnológicas e tecnologias sociais voltadas ao meio ambiente no estado de Minas Gerais. A premiação é realizada anualmente, desde o ano de 2017.
Saiba mais sobre o prêmio aqui.