Ensino, Pesquisa e Extensão

Professor da Pós-Graduação em Estudos Rurais integra projeto de pesquisa desenvolvido entre Brasil e Suíça

publicado: 25/11/2021 15h21, última modificação: 26/11/2021 11h31
Projeto visa fortalecer vínculo entre pesquisadores de instituições suíças e latino-americanas

AUDITORIUM – culturAl sUstainability inDIcaTors fOr heRItage toUrism Management

O projeto AUDITORIUM - Cultural Sustainability Indicators for Heritage Tourism Management. Integrating the Local Community’s voice foi aprovado no Edital Seed Money Grant 2020, Universität St.Gallen (HSG), Leading House for the Latin American Region. O professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (PPGER) e adjunto do curso de Bacharelado em Turismo da UFVJM, Hebert Canela Salgado, integra a equipe do projeto. Com a aprovação, o professor da UFVJM segue para a Suíça para concretização do projeto, desenvolvido em colaboração da UFVJM com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Universitá della Svizzera Italiana.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UFVJM, o objetivo do Edital Seed Money Grants é fortalecer ou iniciar o intercâmbio científico entre pesquisadores de instituições suíças e latino-americanas em todas as disciplinas.

“Diante da atual pandemia da Covid-19, o edital destacou os desafios internacionais como saúde global, mudança climática, preservação da flora e fauna, o fim da pobreza e outras privações que podem ser melhor enfrentadas por soluções que se estendam além das fronteiras nacionais. E, ainda, que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) incluem as esferas econômica, ecológica e social através de um apelo à ação de todos os Estados membros das Nações Unidas em uma parceria global”, detalha a PRPPG.

O projeto aprovado tem como principal objetivo desenvolver um modelo de indicadores de sustentabilidade cultural para a gestão do patrimônio tangível e imaterial, em locais turísticos inscritos no patrimônio mundial pela Unesco. Segundo os proponentes, “o projeto espera construir um modelo de indicadores de sustentabilidade cultural baseado na percepção da comunidade e dos gestores do patrimônio, contribuindo diretamente para a Agenda 2030 Meta 11 - Cidades e comunidades sustentáveis”.

A coordenadora da Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER), professora Aline Weber, destaca a importância de acordos e convênios interinstitucionais para a consolidação da missão da UFVJM. Segundo ela, “é fundamental que a UFVJM avance no incentivo e apoio para a realização de acordos, convênios e cooperações técnicas, seja com organizações da sociedade civil ou com outras instituições de pesquisa, a fim de avançar na produção de conhecimento socialmente referenciado e de qualidade”. Nesse sentido a professora completa: “é exemplar o projeto fruto de cooperação técnica que permitiu a missão internacional realizada pelo professor Hebert e demais pesquisadores”.

Além do professor pesquisador Hebert Canela Salgado, integram o programa a pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Renata Maria Abrantes Baracho Porto, o doutorando da UFMG Rafael Almeida de Oliveira e o professor da Universitá della Svizzera Italiana (USI), Lorenzo Cantoni. A viagem do professor Hebert receberá apoio e reconhecimento da Unesco, por meio da Cátedra Unesco em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver e promover o turismo sustentável em Patrimônios da Humanidade. A visita ajudará na elaboração e no teste in loco da viabilidade de implementação de indicadores de sustentabilidade cultural tendo como projeto-piloto sítios patrimoniais localizados na Suíça e no Brasil.

Saiba mais sobre o projeto.

Por Diretoria de Comunicação Social