UFVJM participa do 22º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI)

publicado: 30/11/2020 16h46, última modificação: 02/12/2020 17h56
Evento reuniu instituições científicas, tecnológicas e inovação para discutir a nova estratégia de atuação da RMPI

Foi realizado no último dia 27 de novembro, sob a organização do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o 22º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), que conta com a participação de 33 instituições de ensino, científicas, tecnológicas e inovação de Minas Gerais, entre elas a UFVJM, representada pelos professores Juan Pedro Bretas Roa e Mauro Lúcio Franco, diretor e vice-diretor do Centro de Inovação Tecnológica (CITec) da universidade.

Cerca de 100 pessoas participaram das atividades desse encontro, representando as mais variadas instituições. Das que são vinculadas à RMPI, participaram também 26 membros de duas das cinco afiliadas: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Realizado pela primeira vez em formato on-line, o evento teve como tema“A nova estratégia de atuação da RMPI: economia, ciência, tecnologia e inovação mineiras em debate".

Como resultado do encontro, foram formados Grupos de Trabalho (GT) para discutirem durante o próximo ano vários assuntos pertinentes ao funcionamento da RMPI. Segundo o prof. Juan, a UFVJM fará parte do GT de reorganização do Regimento da Rede Mineira de Propriedade Intelectual, a fim de proporcionar uma atuação mais propositiva, alinhando inovação, empreendedorismo e desenvolvimento do estado, em nível estratégico, trabalhando em câmaras regionais.

A UFVJM, a Unimontes e o IFNMG sediarão o 23º Encontro anual da RMPI em 2021, previsto para ser realizado no mês de novembro.

O conteúdo do 22º Encontro está disponível nos seguintes endereços: https://www.youtube.com/watch?v=jPZGxPXtQCU&t=8347s (Parte I) e https://www.youtube.com/watch?v=UCGjFeqAFDg&t=5s (Parte II).

Errata: Diferente do que foi publicado na nota sobre o 22 Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), o professor Mauro Lúcio Franco participou do evento como atual coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NITec) da UFVJM e não como vice-diretor do Citec.