Zootecnia

Campus Unaí

Foto ilustrativa do curso de Zootecnia da UFVJM

A Zootecnia é, dentro das Ciências Agrárias, um campo que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias para a produção de alimentos de origem animal de forma eficiente e sustentável. É uma ciência multidisciplinar que inclui conhecimento técnico, econômico, social e ambiental para otimizar a produção animal, atuando no melhoramento genético, nutrição, reprodução, fisiologia, crescimento, bem-estar, comportamento e manejo dos animais.

 

Perfil do Profissional

O zootecnista deve ter sólida formação técnica e científica para gerenciar diferentes sistemas de produção animal com eficiência e retorno econômico, respeitando o meio ambiente e os costumes regionais. Aliados aos conhecimentos técnicos, o profissional deve atuar de forma dinâmica, sendo a iniciativa, a ética e a honestidade requisitos para o sucesso de sua formação. Profissionais com o perfil empreendedor são valorizados pelo mercado de trabalho, pois colaboram com ideias e produtos a fim de melhorar o meio produtivo.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o zootecnista abrange diversas áreas do agronegócio brasileiro, tais como melhoramento genético dos animais de produção, formulação de dietas buscando atender as necessidades nutricionais das diferentes categorias animais, manejo de pastagens visando uma produção sustentável, elaboração de projetos agropecuários e gestão de negócios agrícolas buscando sistemas economicamente viáveis, bem-estar animal tendo sempre respeito e ética na criação comercial de animais, utilização de animais para lazer, companhia, animais exóticos e de serviços, julgamentos de animais, exposições e feiras agropecuária, indústria de alimentos em universidades, institutos de pesquisa, órgãos públicos, zoológicos, entre outros.

 

O Curso na UFVJM

O curso é formado por professores doutores especialistas nas áreas nas quais ministram aulas. O ICA conta com uma fazenda experimental, que dispõe de laboratórios e de área para a criação de todas as espécies de animais de produção, e está localizado em uma região promissora para as Ciências Agrárias. Na área de produção animal a região é conhecida pelas grandes fazendas de criação de bovinos para produção de carne e leite, além das criações industriais de suínos e aves, da existência de fábricas de ração, bem como de propriedades que desenvolvem a agricultura familiar. Essa realidade permite ao aluno visualizar nas visitas técnicas e nos estágios o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, uma forma de solidificar o conhecimento obtido ao longo do curso.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Zootecnia
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Zootecnia
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 25 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 3615 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2014/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciências Agrárias
  • Ato de criação/autorização: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 6/8/2019