Odontologia

Diamantina - Campus I

Odontologia

Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático, que compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.

O cirurgião dentista não trata apenas dos dentes. A gengiva, a língua, as bochechas, os ossos da face, a engrenagem (oclusão) dos dentes e a articulação da mandíbula com o crânio são outras áreas de sua atenção.

 

Perfil do Profissional

Ter afinidade com as Ciências Biológicas sempre ajuda os interessados em cursos da área de saúde. Porém, é preciso mais que isso. Um cirurgião dentista deve ser alguém comprometido com o próximo, preocupado com as condições físicas e mentais dos pacientes.

Na sua atuação, deve sempre melhorar a percepção, colhendo, observando e interpretando dados para a construção correta do diagnóstico e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal, estabelecendo plano de tratamento e realizando a preservação de seus pacientes. Deve, também, estar aberto a comunicar-se com pacientes, com os demais profissionais da saúde e com a comunidade em geral, possibilitando o trabalho em equipes interdisciplinares e atuando como promotor de saúde.

O profissional deve acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão, assim como participar em educação continuada e investigações científicas relativas à saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional.

 

Mercado de Trabalho

No passado, a formação do cirurgião dentista estava direcionada exclusivamente para o trabalho em consultórios odontológicos privados. Atualmente, o mercado sofreu grande transformação e os profissionais da área precisam adaptar-se às novas exigências. Os cirurgiões dentistas podem atuar como professores ou como pesquisadores em hospitais ou em programas governamentais. Há vagas específicas em Instituições militares, policiais e no judiciário. Além disso, os cirurgiões dentistas podem atuar como gestores em serviços de saúde pública e organizações não governamentais.

Esse mercado tende a crescer, já que a expectativa é de que as políticas públicas contemplem cada vez mais a saúde bucal. O profissional pode atuar em diversas especialidades, como saúde coletiva, odontogeriatria, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, endodontia, ortodontia, periodontia, radiologia e imaginologia, prótese dentária e odontopediatria, na rede pública e privada de saúde, em consultórios, escolas, empresas ou hospitais.

 

O Curso na UFVJM

O curso busca formar cirurgiões dentistas com responsabilidade social, sólida formação científica e ética para atuarem com ênfase na promoção da saúde, prevenção e manutenção da saúde bucal, na qualidade da assistência odontológica à comunidade, e dotados de conhecimentos e habilidades necessários para o diagnóstico e tratamento das doenças bucais. Um dos diferenciais do curso é a utilização de macro disciplinas, cujos conteúdos são integrados para favorecer a interdisciplinaridade e evitar a fragmentação do conhecimento. O curso está dividido em 10 períodos, sendo o último período destinado ao estágio em regime de internato em diversos municípios de Minas Gerais.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Odontologia
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Cirurgião Dentista
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 4770 horas 
  • Ano de início do curso: 1954
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Departamento vinculado: Departamento de Odontologia
  • Ato de autorização de funcionamento: Decreto Federal no 35.375, de 13/04/54
  • Ato de reconhecimento: Decreto Federal no 40.574 em 18/12/56

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 20/11/2019