Educação Física (Licenciatura)

Diamantina - Campus JK

Licenciatura em Educação Física

Educação Física é uma das áreas do conhecimento que tem raízes históricas já nos primórdios da civilização humana. As práticas corporais possuem marcos em diversas épocas nas diferentes culturas. Atualmente, a Educação Física constitui-se em uma área interdisciplinar que busca nas diversas matrizes científicas subsídios para organizar sua prática. O educador físico lida com diferentes conhecimentos sobre o corpo, tais como as ginásticas, as danças, as artes marciais, os esportes, além de acompanhar as inovações nas mais diversas técnicas corporais desenvolvidas na atualidade. O educador físico possui a responsabilidade de organizar pedagogicamente esses conhecimentos e possibilitar o acesso qualificado às diferentes técnicas e conhecimentos do corpo em diferentes espaços e campos de atuação profissional.

 

Perfil do Profissional

Espera-se que o profissional formado pelo curso de Licenciatura em Educação Física da UFVJM tenha uma compreensão crítica da realidade social e da Educação Física, que abrange as dimensões política, ética, moral, técnica, profissional, científica e cultural. O profissional deverá possuir uma formação básica sólida, com adequada fundamentação teórica e prática, que inclua conhecimentos da diversidade dos conhecimentos da Educação Física. Consciente de seu papel na sociedade e da sua responsabilidade como educador, esse profissional deverá estar preparado para diagnosticar, planejar e intervir de acordo com os diferentes interesses, expectativas e necessidades da sociedade no que se refere às diferentes práticas corporais, ao lazer e à saúde.

 

Mercado de Trabalho

O licenciado em Educação Física estará apto para atuar na assessoria, planejamento, execução e avaliação no componente curricular de Educação Física na Educação Básica (Educação infantil e Ensinos Fundamental e Médio). Poderá ainda elaborar projetos de ensino na Educação Física para todas as séries, níveis ou ciclos, bem como atuar em instituições que desenvolvem programas educacionais, na área da pesquisa científica e também atuar como profissional de Educação Física na saúde, especificamente na atenção primária, compondo parte de equipes de profissionais da saúde no âmbito do serviço público.

 

O Curso na UFVJM

O curso é oferecido em regime semestral com duas entradas por ano e está integrado aos demais cursos da unidade acadêmica de Ciências Biológicas e da Saúde e às outras Licenciaturas da UFVJM, através da colaboração de professores de diferentes unidades (FIH, ICT, FCBS) e departamentos (Ciências Biológicas, DCB, Turismo).

O ingressante terá oportunidade de ter acesso às atividades de ensino, pesquisa e extensão e aos seguintes laboratórios: de Musculação; de Avaliação Física; de Atividades Lúdicas; de Ginástica; Experimental de Treinamento Físico; de Fisiologia do Exercício; de Práticas Pedagógicas PIBID; de Ginástica de Condicionamento Físico; de Artes Guerreiras; de Dança; de Capoeira; Ginásio Poliesportivo; de práticas pedagógicas; de Futebol de Campo, Atletismo e salas anexas (arquibancada); de Atividades Aquáticas/Piscinas (em construção); além da quadra poliesportiva e salas anexas do Campus I.

Desenvolvemos projetos de extensão registrados na Proexc: Atividades lúdicas no processo de (re)habilitação de crianças com comprometimento neurofisiológico; Brinquedoteca; Cantadores de Histórias; Estudo e Prática do Tai Chi Chuan; Gingando para a Vida; Ginasticando na Maturidade; Grupo de Ginástica de Diamantina – GGD UFVJM; Observatório de Políticas e Pedagogias em Esporte e Lazer (OPPEL); PRANEX; Voleibol no Campus; Diamantina Radical e Aventuras; Exercício por uma Vida Melhor; Caminhada pela Saúde; Estudo e Prática do Judô.

Na pesquisa, o departamento apresenta os seguintes grupos: CAPOEIRAGEM – Grupo de Estudos em Capoeira; Grupo de Estudos Exercício e Biologia Celular; GEPG – Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas; Grupo de Estudos em Práticas Corporais Marciais e Terapêuticas; Grupo de Estudos em Neurociências e Exercício – GENE; Grupo de Estudos Exercício e Fotobiomodulação; Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Físico e Desempenho Esportivo; Grupo de Estudos em Saúde Mental; GENEJEQUI – Grupo de Estudos sobre o Negro e Educação no Vale do Jequitinhonha.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Educação Física
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Licenciado em Educação Física
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 22 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: 3435 horas 
  • Ano de início do curso: 2006
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Departamento vinculado: Departamento de Educação Física
  • Ato de criação/autorização: Portaria no 120, de 22 de fevereiro de 2007

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 20/2/2019