Licenciatura em Matemática

Educação a distância

Foto ilustrativa do curso de Agronomia da UFVJM

O curso pretende oportunizar aos alunos uma sólida formação em Matemática, focada no desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação matemática de forma precisa e objetiva; na clareza do papel social do professor, dispondo de instrumentos didático-pedagógicos inerentes às novas tendências metodológicas em educação matemática, para que garanta a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; e na capacidade de buscar informações, utilizando novas tecnologias e fazendo da sua prática profissional uma fonte de produção de conhecimento. Ter afinidade com as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) e acesso a computador conectado à internet é desejável ao aluno do curso a distância de licenciatura em Matemática da UFVJM.

 

Perfil do Profissional

O curso de licenciatura em Matemática a distância, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tem por objetivo formar docentes plenamente habilitados à docência da Matemática para o Ensino Fundamental  e Médio, capacitados  a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da matemática, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes, em especial com a realidade da região norte do estado de Minas Gerais.

 

Mercado de Trabalho

O licenciado em Matemática atua principalmente na rede pública e/ou particular de ensino (Fundamental e/ou Médio), nas instituições públicas e/ou privadas de Ensino Superior. Além da atuação como professor, o licenciado em Matemática pode contribuir em outras áreas como engenharia, economia e informática, a partir de modelagens e otimização de processos de produção, gerenciamento de investimentos e análise de riscos, na criação de algoritmos para software e modelagem matemática para a linguagem computacional, podendo atuar em empresas e indústrias.

 

O Curso a Distância na UFVJM

O curso de licenciatura em Matemática a distância da UFVJM encontra-se vinculado à Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da UFVJM, sendo ofertado na modalidade a distância. Os espaços físicos da DEAD, salas da Diretoria e Coordenação Administrativa, Equipe de Avaliações e Assuntos Acadêmicos, Laboratório de Informática, Coordenação de Tecnologia, Sala das Coordenações de Curso e da UAB e Sala dos Professores, localizam-se da sede da UFVJM, Campus JK em Diamantina. Porém, para viabilização e oferta do curso, os alunos contam com os Polos de Apoio Presencial, que são uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino e aprendizagem do curso, localizados em diversos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

O corpo docente ligado ao curso, em sua maioria, possui titulo de doutor e está ligado aos cursos de pós-graduação em Educação; Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

O desenvolvimento do curso de licenciatura em Matemática da UFVJM se dá no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, com exceção das aulas experimentais e avaliações que deverão ocorrer nos polos de apoio presencial. A UFVJM oferta o curso de licenciatura em Matemática nos seguintes polos: Almenara, Águas Formosas, Araçuaí, Bocaiúva, Cristália, Itamarandiba, Januária, Mantena, Minas Novas, Padre Paraíso, Pedra Azul, Taiobeiras e Turmalina.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Licenciatura em Matemática
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Educação a distância
  • Titulação: Licenciado em Matemática
  • Regime de matrícula: Editais específicos da CAPES
  • Número de vagas: De acordo com o Edital
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: 3270 horas 
  • Ano de início do curso: 2011/2
  • Unidade acadêmica vinculada: Diretoria de Educação Aberta e a Distância
  • Ato de criação/aprovação do curso: Resolução CONSU nº 33, de 06 de novembro de 2009
  • Ato de reconhecimento: Portaria Nº 405, de 29 de maio de 2015

 

 

 

Última modificação 19/6/2019