13 ª Semana de Meio Ambiente de Diamantina

publicado 31/05/2019 11h39, última modificação 10/06/2019 15h48
2 a 9 de junho.
Quando
02/06/2019 até 09/06/2019 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Vem aí a 13ª Semana de Meio Ambiente de Diamantina. De 2 a 9 de junho, a Prefeitura Municipal de Diamantina, UFVJM e demais instituições ligadas às questões ambientais de Minas Gerais vão realizar o evento que contempla palestras, atividades de lazer e ações educativas em diversos locais do município de Diamantina.

Além de apoiar e participar de todas as ações programadas, a Assessoria de Meio Ambiente da UFVJM é responsável por plantio de mudas no Departamento de Enfermagem no dia 4 de junho, revitalização das Praças da Superintendência Regional de Ensino Diamantina e do Largo Dom João, por meio de concessão de mudas e projetos elaborados por professores da UFVJM, e por estabelecer o Campus I como um ponto de coleta de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico, a serem encaminhados posteriormente para a Prefeitura.

A 13ª Semana do Meio Ambiente comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Neste ano, o tema é “Conscientizar para preservar”.

Clique aqui para baixar a programação completa do evento.

Campanha de coleta de óleo

A Prefeitura Municipal de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente estão realizando a campanha De Olho no Óleo.

O óleo de fritura usado causa danos irreparáveis ao meio ambiente quando descartado em locais indevidos.  Cada litro de óleo usado que chega aos rios contamina cerca de 1 milhão de litros de água. É a mesma quantidade que uma pessoa consome durante 14 anos.

Confira em quais locais você pode entregar seu óleo usado: Prefeitura Municipal de Diamantina, Campus I da UFVJM, Instituto Biotrópicos, IFNMG, Supram Jequitinhonha.

Como armazenar o óleo:

  • Deixe o óleo esfriar
  • Não misture com água
  • Não precisa coar
  • Coloque em uma garrafa pet
  • Mantenha longe do alcance de crianças e animais e longe do fogo
  • Deposite nos ecopontos