Solicitar desbloqueio de Ips e portas

Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)

O que é?

Este serviço compreende a o desbloqueio de IPs e portas bloqueados pelos firewalls institucionais em razão de preservar a segurança da rede de dados da UFVJM.

Quem pode utilizar este serviço?

I - Servidores docentes;
II - Técnicos administrativos;
III - Terceirizados.

Etapas para a realização deste serviço

1 Solicitar atendimento

O usuário deve acessar a página do sistema de solicitação do atendimento
(https://glpi.ufvjm.edu.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=5). Selecione o
campus de atendimento. Em Tipo de Serviço selecione a opção Desbloqueio de IPs e portas.
Em Informe o IP ou rede de origem informe o endereço IP da máquina ou do setor que precisa acessar o serviço.
Em Informe o IP/hostname/url de Destino informe o endereço utilizado para acessar o serviço (IP, nome (hostname) ou URL (endereço digitado no navegador).
Em Portas utilizadas informe os números de porta utilizados pelo serviço. Caso não saiba, solicite ao Suporte e Atendimento Técnico uma visita para identificação.
Em Protocolo selecione o protocolo utilizado pelo serviço. Caso não saiba, solicite ao Suporte e Atendimento Técnico uma visita para identificação.
Em Justificativa bem fundamentada informe um motivo que justifique a liberação do serviço.

Preencha o restante dos campos de acordo com o solicitado e clique em Enviar.

Documentos O pré-requisito para o preenchimento do formulário é estar logado no sistema GLPI através das credenciais da conta institucional.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Em média 05 (cinco) minutos.


2 Aguardar contato do atendente

Após o usuário abrir sua solicitação no sistema de gestão de atendimentos, o mesmo deve aguardar o contato do atendente que pode ser feito por telefone, sistema ou e-mail.

Documentos O pré-requisito para o acompanhamento da solicitação pelo sistema ou e-mail;
Institucional é estar logado no sistema GLPI ou no e-mail institucional através das
Credenciais da conta institucional.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Em até 02 (dois) dias úteis.


3 Avaliar solução do atendente

Após o atendimento, o técnico informará no sistema a solução que foi dada à solicitação do usuário. O usuário receberá um e-mail contendo a descrição da solução e um link para avaliar a mesma.
Ao abrir o link, será direcionado ao sistema de atendimento com as opções de Aprovar a solução e Recusar a solução. Se o usuário escolher a opção Aprovar a solução, o atendimento será dado como encerrado. Caso escolha Recusar a solução, continuará em aberto.

Sem uma resposta, o atendimento será encerrado em 02 (dois) dias úteis.

Documentos O pré-requisito para o acompanhamento da solicitação pelo sistema ou e-mail institucional é estar logado no sistema GLPI ou no e-mail institucional através das credenciais da conta institucional.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Após o encerramento do chamado, o usuário receberá um e-mail o convidando, de forma não obrigatória, a responder a pesquisa de satisfação do atendimento realizado podendo contribuir para melhoria do serviço.


4 Responder pesquisa de satisfação

Após o encerramento do chamado, o usuário receberá um e-mail o convidando, de forma não obrigatória, a responder a pesquisa de satisfação do atendimento realizado podendo contribuir para melhoria do serviço.

Documentos O pré-requisito para o acompanhamento da solicitação pelo sistema ou e-mail institucional é estar logado no sistema GLPI ou no e-mail institucional através das credenciais da conta institucional.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço E-mail institucional
Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Indeterminado. A pesquisa de satisfação continuará ativa até que o usuário a responda.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Até 02 (dois) úteis.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.

A quem se destina?

Professores, Técnicos Administrativos, Terceirizados.

Legislações

Resolução do Conselho Universitário nº 34, de 06 de novembro de 2009.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Divisão de infraestrutura, Redes e Telecomunicações da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI ) e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Telefone – (38 )3532-1285.
Web: E-mail: seguranca@ufvjm.edu.br
Presencial - Campus JK - Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba, Diamantina/MG, CEP 39100-000.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.