Progep divulga relatório de execução do PDP 2022

publicado: 08/02/2023 15h58, última modificação: 09/02/2023 12h03
Ações executadas atendem Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal e necessidades cadastradas pelos servidores da UFVJM

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (DSD) e da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD), torna público o relatório de execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de 2022. O documento traz números absolutos e percentuais de dados relevantes sobre as ações de desenvolvimento dos servidores públicos da UFVJM, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) e com as necessidades cadastradas pelos servidores.

Destaca-se que, em 2022, foram executadas 376 ações de desenvolvimento, com uma carga horária total de 258.708 horas e 1.152 servidores alcançados. O valor investido, incluindo diárias e passagens, ultrapassou R$ 170 mil. Além das diversas ações que atenderam às necessidades registradas no PDP, a Progep ofertou cursos na modalidade de ensino remoto síncrono, por meio de parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com turmas do Enap em Rede e turmas exclusivas da UFVJM.

Segundo informações da equipe da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD) da Progep, foram ofertadas 17 turmas de ações de desenvolvimento de curta duração, com carga horária variando entre 14 e 48 horas, das quais 15 turmas foram executadas:

• Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos
  • Clima Organizacional
  • Dominando a Gestão de Projetos
  • Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia
  • Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços
  • Formação de Pregoeiros - Prática
  • Liderança como Essência da Gestão
  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico
  • Pensamento Ágil em Projetos
  • Praticando Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos
  • Praticando o Business Intelligence
  • Relações Interpessoais e Feedback (duas turmas)
  • Transformando Ideias em Projetos
  • Uso de Evidências para Tomada de Decisões

Entenda como funciona o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

O PDP é um dos instrumentos norteadores da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), em observância ao disposto no Decreto n° 9.991, de 28 de agosto de 2019, alterado pelo Decreto nº 10.506, de 02 de outubro de 2020, bem como à Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21, de 1º de fevereiro de 2021.

Já a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) tem por objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

O PDP é elaborado anualmente por cada órgão e registrado no Portal Sipec, para revisão, orientação e consolidação pelo Ministério da Economia dos dados de todos os órgãos.

Conheça a íntegra do relatório de execução do PDP 2022 da UFVJM.

Por Diretoria de Comunicação Social