Bancada parlamentar mineira destina expressivo valor de emendas para UFVJM

publicado: 20/05/2022 08h55, última modificação: 20/05/2022 08h55
Mais de R$1,5 milhão será utilizado para atender diversas demandas da universidade

Onze deputados federais destinaram suas emendas de bancada à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, fazendo com que a UFVJM seja prestigiada com um valor realmente expressivo pela segunda vez nos últimos anos. Cada parlamentar destinou R$ 148.753,27 e o somatório foi de R$ 1.636.286,00, conforme consta no documento anexo. Vale ressaltar que esse recurso suplementar é de natureza discricionária, ou seja, a Reitoria pode utilizá-lo para atender as mais diversificadas demandas da universidade.

Com o intuito de esclarecer à comunidade acadêmica, o reitor Janir Alves Soares informa que esse valor equivale ao montante que a Reitoria repassa anualmente às 11 unidades acadêmicas (institutos e faculdades) da UFVJM para a realização das atividades laboratoriais, clínicas, visitas técnicas, dentre outras ações. “Dessa forma, a Reitoria pode remanejar o recurso do orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) para realizar reformas de laboratórios, clínicas, reparos em pavilhões de aulas e até mesmo para adquirir equipamentos. Portanto, é justo agradecermos aos deputados federais Delegado Marcelo Freitas, Domingos Sávio, Fábio Ramalho, Gilberto Abramo, Igor Timo, Lucas Gonzalez, Marcelo Álvaro Antônio, Paulo Abi-Ackel, Paulo Guedes, Subtenente Gonzaga e Zé Silva.

O reitor informa ainda que a Reitoria tem fortalecido essa relação política com os parlamentares e que dessa reciprocidade advém a acolhida às demandas da UFVJM. “Isso nos motiva à consolidação da Frente Parlamentar em Defesa da UFVJM, um trabalho iniciado em 2019, quando tivemos um aporte de R$ 4,6 milhões, um recorde de emendas parlamentares. A indicação de emendas foi interrompida em 2020 por causa da pandemia, ocasião em que os parlamentares destinaram suas emendas aos municípios, casas de saúde e instituições que se dedicaram à pesquisa de vacinas, a exemplo da UFMG. Em 2022, restabelecemos os diálogos com os parlamentares e por isso a UFVJM recebeu o maior valor de recursos entre as 11 universidades federais do estado de Minas Gerais - sinal de um próspero recomeço”, conclui o reitor Janir Alves Soares.

Por Reitoria

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents