Notícias

Reitoria Informa

UFVJM firma parcerias para promover o desenvolvimento das regiões de sua abrangência

publicado: 15/10/2019 14h49, última modificação: 06/07/2020 16h10

Na última segunda-feira (14/10), o reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, reuniu-se com o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, em Belo Horizonte, para discutir mecanismos para promover o desenvolvimento das regiões de abrangência da universidade. A convite do reitor, participaram da reunião o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Nilson Borges, e o assessor de assuntos estratégicos da universidade, Ronaldo Guimarães.

Destacam-se como pontos principais do encontro o estabelecimento de ações para alavancar o desenvolvimento das regiões em que a UFVJM está inserida e a apresentação do projeto “A Universidade nas Comunidades”. A ideia é expandir a atuação da universidade a fim de possibilitar, ainda mais, a aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade em geral, levando em consideração os diversos eixos de atuação da instituição (saúde, humanidades e educação, ciências agrárias, sociais aplicadas e exatas).

O vice-governador ressaltou a importância da união entre as diferentes instituições em prol do desenvolvimento adequado da região e também elogiou os projetos apresentados. “Ter projetos é fundamental, porque o dinheiro vem quando se tem projeto”, disse Brant. Além disso, ele se comprometeu a participar do “I Fórum de Políticas Interinstitucionais” que será realizado pela UFVJM, em novembro. O alinhamento entre os participantes do encontro possibilitou o início de novas parcerias e reforçou outras como, por exemplo, o compromisso já estabelecido entre Idene e UFVJM. Vale ressaltar que o vice-governador garantiu, na medida do possível, o apoio do estado aos projetos da universidade.

Para o professor Janir, “é necessário estreitar ainda mais as parcerias com as diversas instituições para que seja possível levar desenvolvimento e melhorias para as regiões de abrangência da UFVJM, uma vez que o papel da universidade é propiciar inclusão social por meio da educação”.