Notícias

UFVJM entrega mais 591 profissionais à sociedade brasileira

publicado: 14/02/2020 12h04, última modificação: 17/02/2020 14h57
Quatro cursos formam suas primeiras turmas

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizou, no final de janeiro e neste mês de fevereiro, mais uma série oficial de cerimônias de colação de grau de seus cursos de graduação, entregando à sociedade brasileira mais 591 profissionais de várias áreas do conhecimento. A sessão solene de colação de grau é realizada ao final de cada semestre letivo nos respectivos campi da universidade - Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, onde familiares e amigos podem prestigiar a conquista dos novos profissionais.

As solenidades são presididas pelo reitor ou por seu representante, num momento único em que a universidade transfere para a sociedade o resultado do seu maior patrimônio, o conhecimento, transformado em qualificação profissional, razão maior de sua existência.


Foto: Túlio Botelho - Dicom/UFVJM

Os novos profissionais são das áreas de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Humanas, Educação a Distância (Administração Pública, Matemática e Química), Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Geológica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Inglês e Espanhol), Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia.

 
                                          Bárbara Giovana Mendes Nery, primeira Engenheira de Materiais da UFVJM. Foto: Comunicação Janaúba                                               

Dos cursos de graduação que participaram das últimas cerimônias de colação de grau, quatro deles formaram suas primeiras turmas: o curso de Engenharia Geológica, do Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus JK em Diamantina; o curso de Engenharia de Materiais, do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia do Campus Janaúba; o curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Campus JK, em Diamantina; e no próximo dia 28, o curso de Medicina Veterinária, do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Unaí. 

 
Aléxia Cruz Lopes Macedo, primeira formanda de Engenharia Geológica. Foto: Luan Mique - Dicom/UFVJM

A UFVJM destaca também a colação de grau do 1º estudante surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), formado pela universidade. A cerimônia do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus JK, em Diamantina, contou com interpretação simultânea feita pela tradutora da UFVJM, Laís Velano.

 
Foto: Marcos Becker Larivoir Esteves, primeiro estudante surdo da UFVJM (foto: Janete Cotta Koury)