Instituto de Ciências Agrárias conquista aprovação de projeto para Programa AgroResidência

publicado: 09/10/2020 14h25, última modificação: 09/10/2020 14h48
O projeto Residência Agrícola dos Vales do Campus Unaí vai contemplar 12 egressos da UFVJM e seis empresas

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) do Campus Unaí da UFVJM recebeu uma notícia boa na última segunda-feira (5/10): conquistou aprovação de projeto para participar do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O projeto Residência Agrícola dos Vales, do ICA, ficou entre os 75 melhores projetos inscritos nesse primeiro edital do programa, que recebeu, ao todo, 454 propostas, enviadas por 90 instituições de ensino de 25 estados e do Distrito Federal. O projeto será coordenado pelo professor Thiago Vasconcelos Melo, e contará com a colaboração dos professores Leandro Augusto Felix Tavares e Anderson Barbosa Evaristo.

De acordo com o professor Leandro Tavares, que é vice-diretor do ICA, o projeto de residência será executado em dois anos, contemplando 12 recém-formados, egressos, da UFVJM e contará com a parceria de seis empresas. “Com a aprovação, o MAPA irá celebrar um Termo de Execução Descentralizada no valor de R$ 189.472,80 para a UFVJM, para que seja feito o pagamento de bolsa para os egressos aprovados no programa de residência para trabalharem em seis empresas parceiras do projeto”, explica.

Para o vice-diretor do ICA, professor Leandro, a aprovação é uma importante conquista para a UFVJM. “Para a universidade será importante, pois será mais uma oportunidade aos nossos egressos de entrarem no mercado de trabalho, ganharem escopo e experiência, além de melhorar os índices de empregabilidade de universidade. E para a comunidade externa, será importante, pois ela poderá presenciar através das empresas parceiras o trabalho de nossos egressos, demonstrando o compromisso e qualidade do ensino público, gratuito e de qualidade”, destaca.

Conheça as empresas parceiras do projeto:

• Biooflora – Município de Buritis-MG
  • Cooperfan - Município de Paracatu-MG