Aula inaugural 2020/2 do curso de Química

publicado 26/08/2020 14h03, última modificação 26/08/2020 16h24
3 de setembro
Quando
03/09/2020 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O curso de Licenciatura em Química da Educação Aberta e a Distância (EaD) da UFVJM dá início, no mês de setembro, a uma série de palestras virtuais, com o objetivo de discutir temas importantes para a formação dos futuros licenciados. O primeiro encontro será no dia 3 de setembro, às 19 h, através do seguinte link: meet.google.com/dog-btve-sth.

A atividade começará com a aula inaugural do segundo semestre letivo de 2020, com o professor Leandro Marcos Gomes Cunha, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que irá abordar o tema: “Borracha e o papel dos aceleradores na vulcanização”. Haverá também o lançamento do e-book Química Experimental para EaD, de autoria dos professores Everton Luiz de Paula e Fernando Armini Ruela, da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) da UFVJM.
 

Química Experimental para EaD

Fruto de um trabalho de dois anos, o e-book apresenta conceitos básicos da química e reúne experimentos simples para que o estudante obtenha um claro entendimento do conteúdo, com fácil acesso às informações da área. De acordo com o professor Everton Luiz de Paula, a iniciativa de organizar o e-book ocorreu a partir da observação dos autores durante a realização de um curso totalmente a distância. “Verificamos que um dos grandes desafios de estudantes e professores é encontrar experimentos que sejam de fácil execução e que apresentem substâncias, aparatos e vidrarias disponíveis nos polos de apoio presenciais, já que muitas vezes esses polos não possuem infraestrutura completa para a execução de experimentos”, complementa o professor Everton, um dos autores do e-book.


Cartaz com fundo claro e as bordas superiores e inferiores cobertas por uma arte em tons de verde. Nas áreas com fundo claro o seguinte título: 'Convite', seguido logo pelo texto: 'O curso de Licenciatura em Química, modalidade a distância, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, convida para a aula inaugural do segundo semestre letivo de 2020 com as seguintes atividades:'. Ocupando o centro e os lados direito e esquerdo do cataz, estão representadas as atividades: 'Palestra: Borracha e o papel dos aceleradores na vulcanização', seguida do nome e a foto do professor Doutor Leandro Marcos, do IF do Rio de Janeiro. À direita, a atividade: 'Lançamento do e-book: Química Experimental para EaD', acompanhada dos nomes dos seguintes autores: 'Everton Luiz de Paula e Fernando Armini Ruela, da UFVJM. Na parte inferior do cartaz, mas ainda sobre o fundo claro, estão a data do evento, 3 de setembro às 19 horas, e o link para acesso: 'meet.google.com/dog-btve-sth'. No setor inferior esquerdo os dizeres: 'Será conferido certificado de participação' e no setor inferior direito estão as logos da UFVJM e da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (EaD).

Breve currículo dos professores envolvidos

Leandro Marcos Gomes Cunha: Possui graduação em licenciatura em Química pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche na Universidad Ramon Llull (Espanha). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Volta Redonda, e atua também como co-orientador no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 

Everton Luiz de Paula: É graduado em Química, especialista em Educação Empreendedora e mestre em Ciências - Química de Materiais pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); especialista em Design Instrucional para Ead Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado um estágio sanduíche na Université de Montpellier 2 (França). Atualmente, é docente da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e coordenador do curso de licenciatura em Química na modalidade EaD.
 

Fernando Armini Ruela: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Católica de Brasília; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor Adjunto II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), lotado na Diretoria de Educação a Distância (Dead), e vice-coordenador do curso de licenciatura em Química na modalidade EaD.