2º Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

publicado 29/07/2021 19h06, última modificação 29/07/2021 19h06
30 de agosto a 03 de setembro
30/08/2021 até 03/09/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
On-line
Site
Visite o site do evento
iCal

Estão abertas as inscrições para participar do 2º Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Cobicet), que contará com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e do presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, em sua mesa de abertura. O evento será realizado, em formato on-line, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2021.

Neste ano, o Cobicet traz como tema “Desafios para a ciência e tecnologia no mundo contemporâneo”, abordado em uma programação que inclui palestras, minicursos e apresentações orais. O evento é organizado pela UFVJM em parceria com mais 20 instituições. As inscrições e programação do congresso estão disponíveis no site do evento, que pode ser acessado aqui.

De acordo com a organizadora do evento, a professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Poliana Mendes de Souza, esse evento tem como principal objetivo “congregar profissionais, docentes, servidores e estudantes dos bacharelados interdisciplinares e dos cursos de engenharia para a avaliação permanente da situação dos cursos e programas de formação em regime de ciclos, particularmente sua consolidação e integração no cenário da educação superior brasileira”.

A professora destaca que, nesta edição, participam 100% das instituições que possuem cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). “Em sua primeira edição, realizada entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2020, o evento contou com 3.500 participantes e quase 2.000 trabalhos. Foram 5 dias de evento com atividades síncronas e assíncronas que fomentaram as discussões acerca da formação em ciência e tecnologia. Vamos seguir às discussões nessa segunda edição.”

Poliana explica que a interdisciplinaridade é um assunto muito presente nas discussões sobre educação atualmente. “Estudiosos da área defendem sua importância no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Quando bem executadas, as atividades que promovem a conexão entre as áreas do conhecimento trazem vários benefícios. Em decorrência do trabalho conjunto de um grupo de conhecimentos abre-se espaço para o dialogo sobre as temáticas interdisciplinares, ensino superior, inovação educacional, entre outros, e nesse contexto surge a proposta do Cobicet. Com os resultados positivos vistos na primeira edição, e ainda em pandemia, realizaremos um novo ciclo de debates no 2º Cobicet”, afirma.

As informações sobre palestrantes e programação detalhada do evento estão disponíveis no site do congresso, aqui