19º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

publicado 20/10/2020 13h48, última modificação 20/10/2020 17h51
26 a 30 de outubro
Quando
26/10/2020 até 30/10/2020 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

A UFVJM irá sediar na próxima semana, entre os dias 26 e 30 de outubro, o 19º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2020). Com o histórico de ser realizado em cidades grandes e médias, depois de mais de 20 anos de pesquisa da comunidade de Interação Humano-Computador no Brasil, a ideia inicial era de que o evento acontecesse pela primeira vez em uma cidade de pequeno porte como Diamantina (MG). No entanto, com a situação inesperada da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19, a organização do evento entendeu que o melhor seria mudar o seu formato e vivenciar uma nova experiência de realizar o evento on-line, no ciberespaço, através da plataforma de webconferência Zoom.

O IHC é um evento científico anual, sem fins lucrativos, sendo considerado o maior e mais importante evento do país na área de Interação Humano-Computador, quando a comunidade se reúne para a troca de ideias e informações sobre estudos e pesquisas multidisciplinares que visam contribuir com a interação entre usuários e sistemas computacionais. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC) e, neste ano, está sendo organizado pela UFVJM, sob a coordenação das professoras Caroline Queiroz Santos e Maria Lúcia Bento Villela, do Departamento de Computação (Decom) da Faculdade de Ciências Exatas (Facet) da UFVJM.

O evento irá contar com a participação de mais de 180 inscritos, oriundos de todas as regiões do Brasil e, segundo as organizadoras, se tudo der certo, em 2021 o evento acontecerá em Diamantina (MG) e será organizado novamente pela UFVJM. “O IHC acontecerá, majoritariamente, de forma síncrona, com apresentação de trabalhos e palestras on-line por meio de ferramentas apropriadas para esse fim, além de momentos de conversa entre participantes. O evento também terá atividades assíncronas para permitir uma maior troca de experiências, mesmo quando não for possível conexão on-line”, explicam as professoras.

O IHC 2020 convida você a continuar trabalhando em sua pesquisa e preparando os seus artigos. A abertura oficial do simpósio está prevista para a próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, às 17h15. Mais informações podem ser consultadas no site do evento: http://ihc2020.ufvjm.edu.br/.