Mestiçagem Brasileira e as Políticas de Promoção da Igualdade Racial

publicado 21/09/2020 15h28, última modificação 21/09/2020 16h55
24 a 26 de setembro
Quando
24/09/2020 19h00 até 26/09/2020 21h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Cartaz sobre a tela 'Operários', de Tarsila do Amaral. Na metade inferior da obra há uma faixa em vermelho com a marca do NUPED, no canto esquerdo. Abaixo da marca, a palavra Convida. Ao centro dessa faixa, o título do seminário e, no canto direito, a data, horário e o endereço do canal de transmissão do evento.

No período de 24 a 26 de setembro, o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana (Nuped) da UFVJM, núcleo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, irá realizar de forma on-line e gratuita o seminário Mestiçagem Brasileira e as Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com o objetivo de propiciar aos membros participantes das Comissões de Heteroidentificação da UFVJM, além do público em geral, o conhecimento do processo de luta dos movimentos negros, que conquistaram direitos como forma de enfrentamento das desigualdades raciais brasileiras. O evento está sendo organizado com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFVJM e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH-UFVJM).

A programação do evento terá início no dia 24 de setembro, com a palestra "Miscigenação: de quem, cara pálida?", que será proferida pelo prof. Dagoberto José Fonseca, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), doutor em Ciências Sociais e docente do departamento de Antropologia, Política e Filosofia. A mesa será moderada pela professora da UFVJM, Geruza de Fátima Tomé Sabino, co-coordenadora do Nuped. No dia 25, será a vez do prof. Guimes Rodrigues Filho, professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutor em Química e que irá falar sobre “Os desafios das políticas de promoção da igualdade racial”. Essa mesa será moderada pelo prof. Juliano Gonçalves Pereira, membro do Neabi e Nuped da UFVJM. E para encerrar o evento, no dia 26, será proferida a palestra sobre “O trabalho das Comissões de Heteroindentificação: desafios e perspectivas”, pela professora Jane Maria dos Santos Reis, também da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutora em Educação e presidente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU. A última mesa do evento será moderada pela professora Adna Candido de Paula, coordenadora do Nuped da UFVJM. 

Segundo a professora Adna, o evento abarca os três grandes eixos de reflexão para a compreensão qualificada da Lei 12.711/2012. “Nesse sentido, esse é um evento importantíssimo para a instituição, uma vez que, como indica a Portaria Normativa Nº. 4, de 6 de abril de 2018, no Artigo 6, Parágrafo 1: "Art. 6º O procedimento de heteroidentificação será realizado por comissão criada especificamente para este fim. § 1º A comissão de heteroidentificação será constituída por cidadãos: I - de reputação ilibada; II - residentes no Brasil; III - que tenham participado de oficina sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo com base em conteúdo disponibilizado pelo órgão responsável pela promoção da igualdade étnica previsto no § 1º do art. 49 da Lei n° 12.288, de 20 de julho de 2010; e IV - preferencialmente experientes na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo”, explica a professora.

De acordo com a coordenação, haverá emissão de certificados para os participantes, que deverão preencher o formulário enviado pelo chat do canal do Nuped no YouTube para registro de presença na atividade. O evento será transmitido no horário das 19h às 21h e pelo canal do Nuped, que pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=0q4_Cf3ebPY.