1º Encontro de Iniciação à Docência

publicado 25/11/2019 16h35, última modificação 26/11/2019 09h49
5 de dezembro
Quando
05/12/2019 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus I - Diamantina/MG
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

No dia 5 de dezembro o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Residência Pedagógica (RP) da UFVJM vão realizar o 1º Encontro de Iniciação à Docência da UFVJM (ENID). O evento acontecerá no anfiteatro do Campus I e é gratuito e aberto ao público. São esperados professores e estudantes de graduação, professores da educação básica e demais profissionais e pesquisadores da área da educação/ensino.

De acordo com a professora Simone Santos, coordenadora institucional do Pibid, a programação tem um momento formativo pela manhã, em torno da Base Nacional Curricular Comum – BNCC, e um momento de mobilização em defesa dos programas na parte da tarde. “O momento formativo é para os bolsistas do programa e à tarde o foco é a realização de um fórum com autoridades, para construção de uma carta a ser encaminhada ao MEC”, explica.

Você pode baixar a programação completa aqui.

Entre os objetivos do encontro, destacam-se:

  • Refletir sobre a importância da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UFVJM;
  • Promover intercâmbio e divulgação de experiências no âmbito das ações do Pibid e RP;
  • Ampliar o debate em torno da importância da manutenção desses programas no interior dos cursos de formação inicial da UFVJM, no que tange à permanência dos estudantes, bem como do fortalecimento de seu processo de iniciação à docência junto ao campo de atuação profissional.

As inscrições serão realizadas de 25 de novembro a 3 de dezembro, no site do evento.

Os programas na UFVJM

De acordo com a professora Simone, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Residência Pedagógica objetivam apoiar a formação inicial dos estudantes de licenciatura no que se refere à relação teoria e prática no campo de atuação (Educação Básica).  Nesse sentido, os programas possuem viés extensionista, uma vez que reforçam a interface entre universidade e escolas de Educação Básica. “O Edital 45/2017 está finalizando em janeiro e o cenário é incerto com relação se haverá novo edital em 2020”, conclui.

O Pibid é coordenado por Simone Santos, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, e o RP é coordenado pela professora Patrícia Oliveira, da Faculdade de Ciências Exatas (Facet).

Ambos os programas são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.