Geografia

Diamantina - Campus JK

Licenciatura em Geografia

A licenciatura em Geografia tem o objetivo de formar professores capazes de articular o conhecimento geográfico local e de buscar soluções pedagógicas condizentes com as especificidades regionais. O patrimônio geológico e geomorfológico presente na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, a diversidade cultural e humana, as problemáticas sociais, ambientais e econômicas no Vale do Jequitinhonha fornecem subsídios para a formação na área de Geografia com competências e habilidades para contribuir no desenvolvimento regional mais equitativo, vinculado aos ideais de justiça social e espacial.

 

Perfil do Profissional

O licenciado em Geografia deve compreender os elementos e processos do meio natural e construído a partir dos fundamentos da Ciência Geográfica. Desse modo, o aluno entende e aprimora as abordagens científicas para a produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Sua formação ao longo do curso propõe experiências de ensino, pesquisa e extensão, de forma a fomentar a apropriação das ferramentas teóricas e metodológicas da Geografia para compreender, analisar e atuar na realidade.

 

Mercado de Trabalho

O profissional é habilitado ao trabalho em instituições educativas escolares e não escolares, como professor de Geografia. O geógrafo-professor tem competência para coordenar, mediar e participar de atividades que envolvam o amplo campo da educação e da Geografia, com atribuições na gestão escolar, políticas públicas, docência, elaboração de projetos, desenvolvimento de atividades de formação etc. Pode exercer a profissão em espaços formais e não formais de ensino.

 

O Curso na UFVJM

O curso de Geografia funciona em Diamantina, no Campus JK, turno noturno e possui 35 vagas semestrais. Possui um laboratório, o LabGeo, localizado na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, equipado com materiais próprios ao desenvolvimento das disciplinas. É inovador, também, nas práticas de ensino enquanto espaços-tempos curriculares voltados para a vivência da interdisciplinaridade, da transversalidade de saberes e conhecimentos, da mediação didática, articuladas com a realidade regional.

A Geografia possui vários programas, projetos e grupos que possibilitam ao estudante oportunidades de vivências, experiências e de bolsas aos estudantes na forma de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O curso participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Geografia desde 2011 e oferece atualmente 24 bolsas aos estudantes do curso, que atuam em escolas públicas de Diamantina, Senador Modestino Gonçalves, nos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos ( instagram ). Contamos com a Residência Pedagógica em Geografia, que oferta 15 bolsas aos estudantes do curso e que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática no curso de licenciatura em Geografia, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Dentre os demais projetos de ensino, pesquisa e extensão, podemos citar laboratórios e grupos de estudo que ofertam bolsas e ações voluntariadas aos estudantes do curso: Espaço de Divulgação Científica GAIA, Arqueologia e Estudo da Paisagem- LAEP; Grupo de estudo em Ecologia e Biogeografia do Espinhaço - GEEBE, Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro, Laboratório de População e Ambiente – LPA, Canal Descomplicado (YouTube), Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais - L@proce; Geoquímica Ambiental - LGA; Laboratório YBYLAB – Cartografia Temática.

O Centro Acadêmico do Curso, Aziz Ab’Saber, promove muitas ações entre os estudantes e a Atlética PANGEIA, voltada às atividades culturais e esportivas! Confira no instagram CA Geografia UFVJM e da Atlética PANGEIA.

Conheça um pouco mais das nossas ações no dia a dia da UFVJM pelo Instagram da Geografia!

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Geografia
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Licenciado em Geografia
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 35 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: 3260 horas 
  • Ano de início do curso: 2009
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
  • Ato de criação: Resolução CONSU no 29, de 7 de novembro de 2008
  • Ato de reconhecimento: Portaria: SERES/MEC 649/2013, publicada no DOU 11/12/2013
  • Ato de renovação de reconhecimento de curso: Portaria: SERES/MEC 1098/2015, publicada no DOU 30/12/2015

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 6/11/2019