Fisioterapia

Diamantina - Campus JK

Foto ilustrativa do curso de Fisioterapia da UFVJM

A Fisioterapia é uma profissão que aborda a saúde e o bem estar de todas as pessoas e em qualquer fase da vida. O fisioterapeuta usa seu conhecimento e suas habilidades para restaurar o movimento e a funcionalidade quando alguém é afetado por problemas de saúde associados aos diferentes sistemas corporais, como os sistemas musculoesquelético, neurológico e cardiopulmonar. As intervenções preveem o envolvimento ativo do paciente em seu próprio cuidado, através da educação, conscientização e empoderamento durante todo o processo. A fisioterapia também está inserida no contexto da atenção básica a saúde, atuando na promoção à saúde, prevenção de agravos e gestão em saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, pautado na prática baseada em evidências.

 

Perfil do Profissional

O profissional fisioterapeuta egresso da Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) terá um perfil generalista, humanista, crítico, criativo, reflexivo e ético, para atuar nos diferentes níveis de complexidade e de atenção à saúde, com base na melhor evidência científica, no rigor intelectual e nos avanços tecnológicos, resultante da identidade profissional construída ao longo do processo formativo.

 

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta tem participação e ação no planejamento de todos os níveis de atenção à saúde, participando, portanto, na saúde básica em ações de promoção e educação (Ex.: Núcleo de Apoio da Saúde da Família – NASF; Unidades Básicas de Saúde – UBS; Estratégia de Saúde da Família – ESF); na reabilitação ou recuperação da capacidade funcional das pessoas, em qualquer idade (Ex.: clínicas, consultórios, instituições de assistência social para crianças ou idosos ou consulta domiciliar [home care]; em serviços de alta complexidade (Ex.: ambulatórios hospitalares, Unidades de Tratamento Intensivo – UTI´s). O mercado de trabalho vem se expandindo a cada dia, evidenciando a tendência de crescimento do trabalho preventivo dos Fisioterapeutas e novas áreas que estão se abrindo, tais como a atuação no campo estético, na área esportiva, na geriatria, na ergonomia e saúde do trabalhador.

 

O Curso na UFVJM

O Curso de Fisioterapia da UFVJM foi criado em 2002 vinculado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) e tem se destacado pelo bom nível de formação acadêmica evidenciado por indicadores de qualidade da educação superior no Brasil. A estrutura curricular é baseada na integração teoria-prática, desde o primeiro período do curso, que tem duração de cinco anos. A estrutura física do curso é uma das melhores do país: a clínica integrada é formada por modernas e amplas instalações e equipamentos de ponta para atendimento nas diversas áreas de Fisioterapia. Laboratórios montados com equipamentos de última geração completam a estrutura que favorece a excelência no ensino, pesquisa e extensão. Recentemente, a criação dos cursos de Residência em Saúde Coletiva (REFISC) e o Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGReab) vieram fortalecer a nossa missão de promover a educação através do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Fisioterapia
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Fisioterapia
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Diurno
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 4150 horas 
  • Ano de início do curso: 2002
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Departamento vinculado: Departamento de Fisioterapia
  • Ato de criação/autorização de funcionamento: Portaria MEC 1.306, de 04/07/2001
  • Ato de reconhecimento: Portaria SESu 531, de 25/08/2006

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 10/6/2019