Enfermagem

Diamantina - Campus JK

Foto ilustrativa do curso de Enfermagem da UFVJM

O profissional de Enfermagem ocupa-se em desenvolver um conjunto de atividades que visam promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. Seu trabalho é desenvolvido junto com outros profissionais de saúde, em diferentes campos de atuação e múltiplas áreas de conhecimento.

O enfermeiro é habilitado a planejar, implementar, supervisionar e avaliar a assistência à saúde, considerando a especificidade das diferentes faixas etárias, grupos sociais e dos distintos processos de vida, de saúde, trabalho e de adoecimento.

 

Perfil do Profissional

Cabe a esse profissional prestar assistência de Enfermagem compatível com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade; promover estilos de vida saudáveis de seus clientes/pacientes e de sua comunidade, atuando como agente de transformação social; atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico e identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para a Enfermagem é amplo e encontra-se em constante expansão, o que é influenciado pelas crescentes demandas de saúde da população. Seu campo de atuação abrange desde as atividades de assistência direta ao paciente, à administração dos serviços de saúde, educação, pesquisa e outras.

Há inúmeras possibilidades de trabalho, tanto no âmbito de serviços públicos, privados e mesmo autônomos. Dentre elas destacam-se sua atuação em instituições hospitalares e ambulatoriais, clínicas de reabilitação, estratégias de saúde da família, instituições de ensino e pesquisa, serviços de atendimento domiciliar, creches, escolas, instituições de longa permanência para idosos, indústrias, empresas, carreira militar, além de uma série de atividades relacionadas ao empreendedorismo na área de saúde.

 

O Curso na UFVJM

O Curso de Enfermagem é o segundo curso mais antigo da UFVJM, criado em 1997, e está atualmente lotado na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, no Campus JK, em Diamantina. Recebeu nota máxima na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do Ministério da Educação, além de conceito relevante no Guia do Estudante.

O curso faz constantes e oportunas revisões de sua estrutura curricular. À luz das diretrizes curriculares nacionais e dos princípios do Sistema Único de Saúde, a UFVJM propõe que o curso de graduação em Enfermagem seja articulado à orientação do modelo de cuidado à saúde proposto para a região do Vale do Jequitinhonha e Nordeste de Minas Gerais, com competência técnico-científica para atuar diante de suas principais demandas.

No âmbito da pesquisa, os professores atuam junto a grupos de pesquisa vinculados à UFVJM e em parcerias com outras instituições de ensino superior. Sua pós-graduação é vinculada à Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e aos mestrados profissionais Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA) e em Ensino em Saúde (ENSA). Incrementando as atividades de ensino e pesquisa, o curso de graduação em Enfermagem também se destaca nas ações de extensão junto à comunidade de Diamantina e região ao propor e atender demandas de atividades que contemplam as necessidades locais e das áreas adjacentes.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Enfermagem
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Enfermagem
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/ano
  • Turno: Diurno
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7 anos
  • Carga horária total: 4010 horas 
  • Ano de início do curso: 1997
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Departamento vinculado: Departamento de Enfermagem
  • Ato de autorização do curso:  Portaria MEC nº 776, de 24 de julho de 1998
  • Ato de reconhecimento: Portaria MEC nº 614 de28 de março de 2001, com validade de 4 anos
  • Ato de renovação de reconhecimento de curso:  Portaria SESU nº 588, de 6 de setembro de 2006

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 4/7/2019