Ciências Econômicas

Teófilo Otoni - Campus do Mucuri

Foto ilustrativa do curso de Ciências Econômicas da UFVJM

O curso de Ciências Econômicas é parte integrante das Ciências Sociais Aplicadas e extrapola a formação mais técnica e dirigida, trazendo para a Economia a importante contribuição da Ciência. O curso possui um caráter amplo de formação, estimulando a pesquisa, a reflexão, a análise da realidade, o debate e a exposição de ideias. O economista deve ser capaz de agir criticamente, na busca de sanar ou minorar significativamente as más condições em que vive a maioria da sociedade brasileira, notadamente as que se referem à distribuição de renda e de justiça social, de inserção no mercado de trabalho e na produção de riqueza, livrando-a da exclusão social e educacional. É necessário ao economista tanto o conhecimento da totalidade da realidade econômico-social quanto o das especificidades e particularidades, como as do município de Teófilo Otoni e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo fundamental o entendimento do caráter teórico-histórico das Ciências Econômicas, refletindo as suas dimensões espaciais e temporais, econômica, social, política e cultural.

 

Perfil do Profissional

O economista deve ser capaz de lidar com conceitos teóricos básicos e fundamentais da Ciência Econômica, na sua diversidade metodológica e de escolas de pensamento, conseguindo analisar situações históricas concretas, em particular, a formação econômica nacional e regional. Deve agir de forma crítica frente aos problemas gerados pela produção, distribuição e consumo da riqueza. O seu papel vai desde a elaboração e avaliação de programas sociais, políticas públicas e projetos privados, passa pelo conhecimento em formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos e, essencialmente, engloba a análise crítica dos problemas da realidade mundial, brasileira e regional a serem enfrentados.

 

Mercado de Trabalho

O curso de Ciências Econômicas possibilita a seus estudantes egressos desempenhar um vasto número de atividades, em diferentes segmentos da sociedade. Além das funções tradicionais no setor privado (como empresas, bancos), e na administração pública, existe ainda um significativo campo de atuação em assessorias e em instituições de pesquisa, no chamado terceiro setor, como também nos movimentos sociais. O economista pode ainda optar por seguir a carreira acadêmica, como professor e pesquisador, tendo a base necessária para realizar cursos de mestrado e doutorado. No contexto contemporâneo, em que a cada momento se configura uma nova realidade, em que são criadas e recriadas as condições dadas no passado, é ofertada pelo curso uma formação ampla, plural e multidisciplinar, que permite aos economistas meios de enfrentamento dos desafios postos.

 

O Curso na UFVJM

Frente à complexidade e aos desafios crescentes nas esferas do trabalho e do emprego, do meio ambiente e da inserção dos países subdesenvolvidos, periféricos na economia mundial e em um projeto de nação, o curso de Ciências Econômicas proporciona uma formação abrangente, com conteúdo crítico, garantindo aos discentes uma formação político-científica plural, antes que meramente técnica, de forma a lhes permitir a compreensão das diversas realidades: local, regional, nacional e mundial. A opção por uma grade curricular interdisciplinar é um diferencial do curso, que permite o entendimento do caráter amplo da Ciência Econômica, constituída por correntes de pensamento e paradigmas diversos. O conteúdo ofertado institucionalmente leva a uma formação mais sistêmica e comprometida com a construção de indivíduos capazes de estabelecer relações e perceber as interfaces entre conhecimentos, o que lhes permite melhor compreensão da complexa realidade, bem como melhor inserção no mercado de trabalho e na academia.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Ciências Econômicas
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Ciências Econômicas
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7 anos
  • Carga horária total: 3000 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2006/2
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas
  • Departamento vinculado: Departamento de Ciências Econômicas
  • Ato de autorização de funcionamento e reconhecimento: Parecer CES/CNE N° 1070199 (de 23111199)

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 11/6/2019