Notícias

Institucional

UFVJM recebe quase R$ 3 milhões em recomposição orçamentária

publicado: 22/01/2026 18h04, última modificação: 22/01/2026 18h12
Governo federal anunciou abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal da União no último dia 19/1

Após finalizar o ano de 2025 e iniciar 2026 com grande preocupação devido à divulgação do corte promovido pelo Congresso Nacional no orçamento das universidades federais, a Reitoria da UFVJM celebra a recomposição orçamentária de R$ 2.910.255,00 anunciada pelo governo federal, por meio da Portaria GM/MPO nº 12, de 19 de janeiro de 2026, publicada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. O documento autoriza a abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal da União, crédito este destinado a reforçar dotações orçamentárias destinadas à educação superior federal já previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, garantindo recursos para a continuidade e manutenção das atividades essenciais da UFVJM.


Trecho da Portaria GM/MPO nº 12 com destinação de crédito suplementar à UFVJM (Fonte: DOU)

“Ressalta-se que o crédito suplementar não cria novas despesas, mas reforça recursos já planejados, permitindo maior flexibilidade financeira para a execução de ações prioritárias da UFVJM no exercício de 2026. Acompanharemos a disponibilização e alocação desses recursos, comunicando oportunamente à comunidade acadêmica e à sociedade sobre os investimentos que poderão ser realizados a partir do reforço orçamentário”, explica a pró-reitora em exercício de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFVJM, Elba Maria Martins.

O reitor Heron Laiber Bonadiman destaca o compromisso do governo com as universidades federais, a partir da construção de uma relação de diálogo e parceria. “A recomposição do orçamento das instituições de ensino superior, tão importante para a manutenção da nossa universidade, demonstra a preocupação e o investimento do governo federal na educação pública. Agradecemos à Presidência da República, Ministério da Educação (MEC) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) pela atuação firme e articulada em defesa das universidades e da pesquisa científica nacional”, afirma o reitor.

Clique aqui para ler a Portaria GM/MPO nº 12 na íntegra.

Por Diretoria de Eventos, Cerimonial e Apoio à Comunicação da Reitoria