Oportunidade

UFVJM seleciona profissionais voluntários para intérprete de Libras/Português e para apoio a estudantes com deficiência

publicado: 08/03/2024 15h02, última modificação: 08/03/2024 15h02
Inscrição já está aberta e vai até o próximo dia 11 de março

A UFVJM está selecionando profissionais voluntários para intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Português, para atuar na área de interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Português em disciplinas e atividades dos cursos da UFVJM; e de profissionais de apoio (cuidadores), para atuar em atividades de auxílio de locomoção e todas as atividades escolares necessárias ao estudante com deficiência em disciplinas e atividades dos cursos da UFVJM. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 11 de março, por meio de preenchimento de requerimento disponível no edital e envio para o endereço

Entre as atribuições do intérprete de Libras/Português estão: atuar como intérprete na condição de mediador da comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes; interpretar aulas, atividades e outras atividades correlatas a disciplinas que acompanhar, para viabilizar a acessibilidade dos discentes surdos aos conteúdos curriculares e demais informações; e, esporadicamente, poderá ser convidado a interpretar em eventos realizados pela UFVJM.

Já entre as funções do profissional de apoio (cuidador) estão: acompanhar e auxiliar o aluno com deficiência no desenvolvimento das atividades rotineiras; auxiliar nas atividades escolares desenvolvidas em sala de aula; auxiliar nos cuidados e hábitos de higiene, se necessário; auxiliar na locomoção; e acompanhar o estudante da UFVJM em sala de aula sempre que necessário e em atividades extraclasse, conforme as necessidades específicas de cada aluno atendido por esse serviço.

Todas as funções dos profissionais, assim como todos os detalhes sobre o processo seletivo, como documentos para inscrição, estão descritas no edital disponível aqui. A prestação de serviço voluntário será pelo período necessário, durante o semestre letivo, e terá início a contar da data de assinatura do Termo de Adesão, que poderá ser prorrogado semestralmente, a critério da Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis (Proaae) e da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (Daci), de comum acordo com o profissional.

O edital segue as normas para prestação de serviços voluntários no âmbito da (UFVJM) - Resolução nº 28 de 3/10/2008, respeitando os termos da Lei nº 9.608, de 10/02/1998.  Assim, são consideradas como serviço voluntário as atividades não remuneradas, prestadas à universidade por pessoas físicas, sem distinção de qualquer natureza, sejam elas brasileiras ou estrangeiras residentes no país, maiores, devidamente capacitadas e habilitadas, com objetivos que incluem o propósito do edital. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Acesse a página do processo seletivo.

Por Coordenadoria de Comunicação Social