UFVJM reforça ações de combate à dengue

publicado: 08/02/2024 18h28, última modificação: 08/02/2024 18h43
Universidade trabalha pela conscientização e vistorias para eliminar focos de criação do mosquito Aedes Aegypti

UFVJM reforça ações de combate à dengue2 UFVJM reforça ações de combate à dengue3
Equipe de Zoonoses de Janaúba esteve hoje no Campus, em ação para combater a dengue (Crédito fotos: Letsilane Alves Barbosa/Campus Janaúba)

Diante dos altos números de registros de casos de dengue em todo o país, a UFVJM também está se mobilizando para combater a doença. A universidade tem reforçado as formas de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, com vistorias em espaços físicos da UFVJM, para eliminar possíveis locais criadouro do mosquito; e também tem divulgado informações para promover a conscientização e a mobilização da comunidade interna neste trabalho. Além de divulgação de informações sobre a doença pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), cada campus da UFVJM também tem promovido ações próprias para conter o avanço da doença.

No Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, a diretora do campus, professora Ellen Lucy Tristão, participou de reunião realizada, nesta semana, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) para o planejamento das ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Foi fechada uma agenda de ação, com: Dia D de combate ao mosquito, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro; Seminário com parceiros e equipe da saúde, nos dias 7 e 8/3, com convidados de todo o estado; e a proposta é que a UFVJM se some a essa ação, de três formas: divulgação e mobilização; ação conjunta integrada ou proposta de ação própria; fornecimento de novas ideias e estratégias”.

A diretora encaminhou para todos os servidores do Campus do Mucuri um formulário para envio de ideias, áreas de atuação e formas de mobilização. “Entre as ações possíveis no Campus do Mucuri, que a direção do campus já planeja como possível, estão os mutirões de limpeza no campus e em seus arredores envolvendo, inclusive, a semana de recepção dos novos alunos. Na semana passada, o Campus do Mucuri recebeu por duas vezes a visita da equipe de Zoonoses da cidade e uma nova visita será realizada nos próximos dias”.

Em Diamantina, o coordenador de Meio Ambiente, Celmo Aparecido Ferreira, conduziu um trabalho de vistoria pelo Campus JK para identificação de possíveis focos de criação do mosquito. “Também recebemos aqui a equipe de trabalho da Zoonozes, que fez vistoria pelo Campus JK. E, nós, por iniciativa da própria universidade, também nos mobilizamos para fazer mais vistorias”, informa Celmo.

No Campus Janaúba, a diretora Letsilane Alves Barbosa recebeu, hoje, (8/2), uma equipe de Zoonozes da cidade, que já realizou trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti no campus, e agendou para o próximo dia 28 um mutirão. “Convidaremos toda a comunidade acadêmica para participar do mutirão de limpeza para acabar com possíveis focos de proliferação do mosquito”. Um carro fumacê, da prefeitura, também esteve no Campus Janaúba ontem (7/2), a pedido da diretoria.

No Campus Unaí, apesar de todos os alunos estarem em período de férias, o trabalho contra a proliferação do mosquito também está sendo realizado constantemente pela equipe de limpeza e jardinagem. De acordo com a direção do campus, a orientação é para eliminar todos os possíveis focos de criação do mosquito transmissor da dengue.

Saiba mais sobre o combate à dengue e números de casos da doença no portal do Ministério da Saúde.

Por Coordenadoria de Comunicação Social