UFVJM publica Plano de Dados Abertos para biênio 2024-2026

publicado: 07/02/2024 16h52, última modificação: 08/02/2024 15h18
Documento representa o compromisso da universidade com a transparência pública, o controle social e a inovação

A UFVJM publicou, no último dia 31 de janeiro, o seu novo Plano de Dados Abertos (PDA). Com vigência para janeiro de 2024 a janeiro de 2026, o documento representa o compromisso da universidade com a transparência pública, o controle social e a inovação. Instituído pela Portaria nº 168, de 30 de janeiro de 2024, o novo PDA operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal no âmbito institucional, através do planejamento e coordenação das ações de disponibilização e disseminação de dados passíveis de abertura.

De acordo com a Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) na UFVJM, Raquel Pereira de Arruda Matos, “para a priorização dos dados a serem abertos, considerou-se, principalmente, o seu grau de relevância para a sociedade através de realização de consulta pública e do levantamento dos dados mais solicitados por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), entre outros critérios que podem ser consultados no PDA”.

Raquel destaca que desde a implementação da Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal na UFVJM, a universidade já disponibilizou 29 conjuntos de dados no Portal de Dados Abertos da UFVJM. “Nos próximos dois anos, serão disponibilizados pelo menos 53 novos conjuntos de dados”, informa. Os dados serão abertos em conformidade com o cronograma de abertura de dados definido no PDA e estarão disponíveis em formato aberto no Portal de Dados Abertos da UFVJM para qualquer cidadão que tenha interesse de utilizá-los e redistribuí-los livremente, independente de solicitação”, afirma.

A Autoridade de Monitoramento da LAI (AMLAI)/UFVJM ressalta, também, a importância do comprometimento de todos os setores responsáveis pelos dados, para a adequada execução do PDA. “É importante destacar que qualquer cidadão interessado pode solicitar a abertura de novos conjuntos de dados ao SIC. A solicitação pode ser registrada no Falabr. A viabilidade de abertura dos dados será analisada pela Autoridade de Monitoramento da LAI e comissão específica”, explica Raquel.

Todas as informações relativas à Política de Dados Abertos da UFVJM, incluindo-se os relatórios de monitoramento da execução do PDA, podem ser acessados na seção Dados Abertos da página “Acesso à Informação” do portal institucional.

Por Coordenadoria de Comunicação Social