UFVJM publica Relatório de Gestão de 2023

publicado: 01/04/2024 17h31, última modificação: 22/04/2024 16h34
Documento visa assegurar a transparência e a responsabilidade na administração pública

Relatório de Gestão

A Reitoria da UFVJM publicou, na última quinta-feira (28/3), o Relatório de Gestão 2023. O documento está disponível para consulta na seção Auditorias no site Acesso à Informação da instituição. A elaboração e publicação do documento oficial atendem a determinações legais do Tribunal de Contas da União (TCU), sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Prestação de Contas (CPPC) da UFVJM, formada por representantes da reitoria, de todas as pró-reitorias e de algumas diretorias e assessorias da instituição. Além da publicação na página da universidade, o documento está em análise pelo Conselho de Curadores e, na sequência, será apreciado pelo Conselho Universitário (Consu) da UFVJM.

De acordo com o TCU, o Relatório de Gestão é um documento de apresentação das contas da administração com os resultados alcançados na gestão dos recursos confiados à sua responsabilidade em face dos objetivos de interesse coletivo estabelecidos pelo poder público. O documento visa assegurar a transparência e a responsabilidade na administração pública, bem como dar suporte às decisões de alocação de recursos, promover a defesa do patrimônio público e, sobretudo, informar aos cidadãos, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração pública e principais provedores dos recursos para o seu funcionamento.

O reitor da UFVJM, professor Heron Laiber Bonadiman, ressalta que o documento apresenta os principais resultados alcançados pela instituição. “Devolvemos à sociedade muitos profissionais bem formados, pesquisas de ponta, extensão universitária qualificada e publicidade aprimorada. Além disso, temos a responsabilidade e o dever de cuidar das pessoas que fazem parte da nossa comunidade”, observa o reitor.

O Relatório de Gestão da UFVJM 2023 está organizado nos seguintes tópicos: carta do reitor, visão geral organizacional e ambiente externo; riscos, oportunidades e perspectivas; governança, estratégia e alocação de recursos; informações orçamentárias, financeiras e contábeis.

Confira o documento na íntegra.

Por Coordenadoria de Comunicação Social