Notícias

Institucional

Reitoria garante continuidade do serviço Intertranspor após desbloqueio de recursos

publicado: 02/04/2024 13h47, última modificação: 02/04/2024 13h47
Gestão busca ainda parcerias para ampliar percurso do ônibus dentro do Campus JK e viabilizar meio-passe para estudantes

A Reitoria da UFVJM vai conseguir garantir a continuidade do serviço Intertranspor, que faz o transporte de estudantes no trajeto da Moradia Estudantil Universitária ao Campus JK, em Diamantina, e vice-versa. A boa notícia foi dada pelo reitor Heron Laiber Bonadiman durante encontros promovidos pela Reitoria no último dia 26 de março, com a participação da comunidade acadêmica, integrantes da gestão e agentes locais. A medida foi possível em função do desbloqueio de recursos pelo governo federal.

Reitoria garante continuidade do serviço Intertranspor após desbloqueio de recursos
Para garantir a participação de todos, os debates sobre transporte para o Campus JK foram realizados em dois momentos, na sala do Consu e na Praça de Serviços (Fotos: Lara Pinheiro / Dicom-UFVJM)

Ainda que atuando em trajetos e horários reduzidos, a continuidade do Intertranspor visa minimizar os impactos das dificuldades com o transporte que os alunos vêm enfrentando no acesso ao Campus JK. No início do mês de março, chegou a ser anunciada uma possível suspensão do serviço devido à redução de 11,5% no orçamento destinado ao funcionamento da UFVJM para o ano de 2024.

Transparência

O objetivo dos encontros promovidos pela Reitoria foi proporcionar transparência sobre as iniciativas em curso para resolver os desafios relacionados ao transporte e buscar alternativas por meio do diálogo com os principais envolvidos no assunto. Estiveram presentes o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman; pró-reitor de Acessibilidade e Assuntos Estudantis, Ciro Andrade da Silva; pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Darliton Vinicios Vieira; procurador da UFVJM, Júlio César Francisco; prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque; procurador-geral do município, Eisenhower Geraldo da Cruz Júnior, além de representantes dos centros acadêmicos da universidade, diversos servidores, alunos e usuários do serviço, demonstrando a importância e abrangência desse diálogo conjunto.

Durante o encontro, o reitor discorreu sobre os passos que já foram dados pela gestão na busca de soluções, como o contato permanente com o MEC e com parlamentares da bancada mineira no Senado e Câmara e também da Assembleia Legislativa de MG. Os pró-reitores complementaram a apresentação, oferecendo detalhes sobre a condução e procedimentos do orçamento da instituição e da distribuição de recursos.

O pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Darliton Vinicios Vieira, explicou aos participantes que o orçamento autorizado para a assistência estudantil na UFVJM não é suficiente para a demanda atual. “Seria necessário o dobro do recurso previsto para atender as necessidades dos estudantes de forma plena. Desse modo, é fundamental que seja revista a política de distribuição desses recursos por parte do Ministério da Educação, tendo como fator principal as especificidades regionais de cada universidade”, afirma o pró-reitor. Enquanto isso não acontece, Darliton diz que tem sido realizado diálogo com parlamentares, gestores de Diamantina, Ministério Público e com o próprio MEC, visando parcerias e incremento de recursos para viabilizar o meio-passe para os estudantes da UFVJM no município e outras ações de assistência estudantil nos demais campi.

Já de acordo com o pró-reitor de Acessibilidade e Assuntos Estudantis, Ciro Andrade da Silva, quem arca atualmente com os custos do Intertranspor é a Reitoria, já que os recursos da assistência estudantil são suficientes para custear apenas as ações básicas de permanência estabelecidas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) - transporte, alimentação e moradia - com o pagamento do auxílio-manutenção. “O valor desse auxílio está defasado desde 2016. Apesar do acréscimo de recursos em 2024, continua insuficiente, já que houve um aumento da procura devido ao baixo IDH dos alunos das regiões onde a UFVJM está inserida. Até o último semestre, o Pnaes custeou aproximadamente 1.900 auxílios em todos os campi da universidade, além do Restaurante Universitário do Campus do Mucuri, Moradia Estudantil Universitária em Diamantina e auxílio-moradia nos demais campi”, esclarece o pró-reitor Ciro.

Após a exposição do panorama e das possíveis diretrizes a serem adotadas, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e expressar suas preocupações, que foram ouvidas e bem recebidas pela equipe gestora. “O diálogo aberto e participativo reforça o compromisso conjunto de encontrar soluções eficazes para as necessidades de transporte dos estudantes até o Campus JK”, comenta o reitor da UFVJM.

Histórico, outros benefícios e parcerias

Desde setembro de 2023, a Reitoria da UFVJM liderou iniciativas para garantir a mobilidade dos estudantes do campus sede. Após negociações, a gestão enviou ofício ao prefeito municipal, solicitando a instalação de um grupo de trabalho para dar andamento a uma possível redução das tarifas de ônibus. Nesse contexto, já foram realizadas duas reuniões entre Reitoria, Prefeitura, Ministério Público Estadual, direção do IFNMG - Campus Diamantina e a empresa de ônibus responsável pelo transporte público municipal.

No encontro com os estudantes, o reitor compartilhou outra boa notícia: a indicação de emenda parlamentar no valor de R$1 milhão, obtida por meio da deputada estadual Beatriz Cerqueira, para viabilizar o meio-passe no ônibus para os estudantes de Diamantina. Por questões legais, o recurso deverá ser repassado à Administração Pública Municipal, que se comprometeu a realizar estudos relacionados à regulamentação e operacionalização interna do recurso dentro do arcabouço legal correspondente para viabilizar o meio-passe.

Além da garantia de manutenção do Intertranspor e da busca para viabilização do meio-passe, a Reitoria pretende, através da Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis (Proaae), ampliar o percurso do ônibus dentro do Campus JK para facilitar a locomoção dos alunos, especialmente daqueles que frequentam as atividades no turno da noite. “Essa ação reforça nosso comprometimento com a comunidade acadêmica, garantindo um acesso mais inclusivo e facilitado às instalações universitárias. Temos um compromisso com a qualidade de vida dos alunos da UFVJM. Ainda temos um longo caminho pela frente e, para isso, ampliaremos o debate e convidaremos a Câmara Municipal para a discussão, com o intuito de contribuir com a garantia de direitos dos nossos estudantes”, finaliza o reitor Heron Laiber Bonadiman.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social