Seminário de encerramento dos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP) da UFVJM

publicado 27/03/2024 16h21, última modificação 27/03/2024 16h21
27 de março
27/03/2024 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
iCal

Para marcar a conclusão das atividades da edição 2022 - 2024 dos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP) da UFVJM, será realizado seminário, no próximo dia 27 de março. O evento será em formato on-line, para possibilitar a participação de todos os envolvidos, e tem como principal objetivo apresentar as trajetórias dos participantes nessa edição do período de outubro de 2022 a março de 2024 e as aprendizagens e processos construídos nessas ações formativas. Para os interessados em participar do evento, as inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no site do seminário, que pode ser acessado aqui.

De acordo com a coordenadora institucional do PRP, Patrícia Oliveira, “os Programas de Iniciação à Docência colaboram diretamente para a formação inicial dos licenciandos e para a formação contínua dos docentes da educação básica, contribuindo principalmente para o fortalecimento da unidade teoria e prática nos cursos de licenciatura e para a produção e a reconstrução de saberes ligados à docência”.

Sobre o evento de encerramento da edição, Patrícia explica que participarão os alunos da UFVJM residentes e pibidianos; estudantes das escolas-campo de mais de oito cidades; professores de cursos de licenciaturas da UFVJM que atuam como orientadores; e docentes de escolas públicas que atuam como preceptores e supervisores; além de gestores e membros das equipes pedagógicas das escolas-campo.

A programação do evento inclui mostra de vídeos de relatos de experiências dos subprojetos, que vai marcar o encerramento do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do PIBID da UFVJM. “Professores e estudantes dos cursos de licenciatura são especialmente convidados a participar deste importante momento de partilha e aprendizado”, destaca a coordenadora.

Confira a programação completa:

10h – Mostra de vídeos: Relatos de experiência e projetos na educação básica. Os vídeos serão exibidos em ambiente 3D, proporcionando uma experiência imersiva no metaverso,  com a interação entre os participantes em tempo real.

14h – Mesa-Redonda: Apresentação de trabalhos dos subprojetos: 1. "Construção de caderno didático: trilhas e partilhas do PIBID Educação Física/UFVJM". 2. "Agrupamento temporário intermitente: recompondo aprendizagens na educação básica" (subprojeto Letras).

16h – Mesa-Redonda: Programa Residência Pedagógica em escolas de abrangência da UFVJM: a relação universidade X escola, composta por preceptores do PRP, dirigentes escolares, docentes orientadores e coordenadores de área dos programas.