Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
UFVJM oferta curso de especialização Recomposição das Aprendizagens: Alfabetização e Letramento
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFVJM, em parceria com o Programa de Formação dos Profissionais da Educação Básica - ProEdu Vales, está oferecendo o Curso de Especialização Lato Sensu “Recomposição das Aprendizagens: Alfabetização e Letramento”. A formação será oferecida especificamente para 80 articuladores municipais, que atuarão no projeto Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento nos municípios mineiros dos Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo, Norte de Minas Gerais: em prol ao processo de recomposição das aprendizagens.
O curso, cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, tem como principal objetivo desenvolver a formação continuada dos articuladores municipais que vão atuar na formação dos profissionais da educação básica (professores e pedagogos) que trabalham com a recomposição das aprendizagens do 3º, 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, nos municípios parceiros no projeto Recomposição das Aprendizagens. A especialização conta com a coordenação das professora Maria Amélia de Castro Cotta e vice-coordenação da professora Carla da Conceição de Lima.
Projeto Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento
A UFVJM conquistou o recurso da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, no valor de R$3.002.698,11, para executar o projeto Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento nos municípios mineiros dos Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo, Norte de Minas Gerais: em prol ao processo de recomposição das aprendizagens. A proposta tem como coordenadora a professora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) da UFVJM, Mara Lúcia Ramalho, e como vice-coordenadora a professora do Departamento de Ciências Biológicas (DCBio), Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa.
O projeto está organizado no formato híbrido com ações presenciais que serão desenvolvidas em sete polos de formação: Araçuaí, Almenara, Capelinha, Diamantina, Taiobeiras, Januária e Teófilo Otoni, abrangendo 74 municípios localizados nos territórios dos Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo, Norte de Minas Gerais. As atividades on-line serão desenvolvidas por meio do site www.proeduvales.com.
Saiba mais informações sobre o projeto.
Por Coordenadoria de Comunicação Social