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UFVJM oferta curso de especialização Recomposição das Aprendizagens: Alfabetização e Letramento

publicado: 20/02/2024 18h24, última modificação: 20/02/2024 18h24
Curso é direcionado para articuladores municipais, que estão atuando no projeto Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFVJM,  em parceria com o Programa de Formação dos Profissionais da Educação Básica - ProEdu Vales, está oferecendo o  Curso de Especialização Lato Sensu “Recomposição das Aprendizagens: Alfabetização e Letramento”. A formação será oferecida especificamente para 80 articuladores municipais, que atuarão no projeto Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento nos municípios mineiros dos Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo, Norte de Minas Gerais: em prol ao processo de recomposição das aprendizagens.

O curso, cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, tem como principal objetivo desenvolver a formação continuada dos articuladores municipais que vão atuar  na formação dos profissionais da educação básica (professores e pedagogos) que trabalham com a recomposição das aprendizagens do 3º, 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, nos municípios parceiros no projeto Recomposição das Aprendizagens. A especialização conta com a coordenação das professora Maria Amélia de Castro Cotta e vice-coordenação da professora Carla da Conceição de Lima.

Projeto Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento

A UFVJM conquistou o recurso da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, no valor de R$3.002.698,11, para executar o projeto Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento nos municípios mineiros dos Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo, Norte de Minas Gerais: em prol ao processo de recomposição das aprendizagens. A proposta tem como coordenadora a professora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) da UFVJM, Mara Lúcia Ramalho, e como vice-coordenadora a professora do Departamento de Ciências Biológicas (DCBio), Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa.

O projeto está organizado no formato híbrido com ações presenciais que serão desenvolvidas em sete polos de formação: Araçuaí, Almenara, Capelinha, Diamantina, Taiobeiras, Januária e Teófilo Otoni, abrangendo 74 municípios localizados nos territórios dos Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce, Alto Rio Pardo, Norte de Minas Gerais. As atividades on-line serão desenvolvidas por meio do site www.proeduvales.com.

Saiba mais informações sobre o projeto.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social